Você sabe o que é um transelevador?

  1. voce-sabe-o-que-e-um-transelevador.jpeg

O atual cenário econômico pelo qual o Brasil está passando vem trazendo novos desafios para os empresários. O momento vem exigindo cada vez mais que as empresas busquem incessantemente uma maior produtividade utilizando ferramentas de desenvolvimento tecnológico para tal.

Uma das alternativas para sair na frente dos concorrentes é realizar mudança na logística de sua empresa. A logística é uma estratégia competitiva muito eficaz, pois tem a capacidade de avaliar todo o processo produtivo, desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto final para o cliente, bem como o acompanhamento da satisfação de suas necessidades. 

Uma dificuldade que esse mercado vem enfrentando são os problemas com a armazenagem de produtos. A nova tendência é apostar em transelevadores. No entanto, você sabe o que é um transelevador?

Nesse post, explicaremos o que é este equipamento e quais seus benefícios para os processos de logística.

O que é um transelevador?

Um transelevador é um equipamento para movimentação e armazenamento de cargas guiadas, por meio de trilhos superiores e inferiores. Ele pode ser manuseado no sentido horizontal ou vertical, dependendo de cada necessidade.

Além disso, os transelevadores podem ser operados manualmente, semimanualmente e automaticamente (sem a necessidade de operadores). Os transelevadores automáticos são dotados de softwares de controle que realizam toda a movimentação necessária.

Para facilitar, podemos inferir que os transelevadores são equipamentos utilizados em grandes armazéns onde é preciso estocar diversos tipos de materiais.

Qual a sua utilidade?

Grandes áreas, galpões imensos e armazéns gigantescos são espaços cada vez mais escassos, principalmente nas grandes cidades. Para solucionar esse problema, as empresas estão investindo em verticalização desses ambientes. 

A escolha por transelevadores ajudará seu armazém no processo de verticalização dos produtos, uma vez que eles podem alcançar até 40 metros de altura. Outro fator a ser destacado é que esse sistema permite que o armazenamento e a descarga dos produtos sejam programados. Assim, é possível utilizar a máquina em período integral, operando 24 horas por dia.

E as suas vantagens?

O investimento nesse tipo de equipamento pode gerar mais produtividade para seu armazém, propiciando um maior controle do estoque com uma segurança maior. 

Os armazéns de hoje são formados por corredores estreitos, em que um simples movimento errado pode provocar uma tragédia. Investindo nesse tipo de equipamento, com treinamento correto dos profissionais (ou a utilização do módulo automático), a segurança deixa de ser um problema para o seu armazém. 

Da mesma forma, com a correta operação os serviços serão executados mais rapidamente, uma vez que a máquina tem velocidade de operação em 5 metros por segundo em translação e um metro por segundo em elevação, atingindo até 40 metros.

Ao escolher o emprego desse equipamento, é possível reduzir a mão de obra, diminuir o risco e reduzir as avarias no processo de movimentação de cargas. Além disso, outro ganho é ter um gerenciamento de todos os itens armazenados, sabendo a exata localização de cada um deles e, consequentemente, um acesso ágil e eficaz. 

Buscar por novos equipamentos e por tecnologias mais eficazes, como os transelevadores, vai contribuir para uma gestão de estoque mais eficiente no processo de armazenamento do seu depósito, integrando-o a outros sistemas, como a separação de pedidos e sistemas de entrada e saída. 

O que você achou desse equipamento? Conta pra gente nos comentários.

Comentários

comentários

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *