Você sabe o que é o 4PL?

  1. Você-sabe-o-que-é-o-4PL

Muitas vezes, os empresários desconhecem conceitos e definições que fazem parte do negócio. Isso ocorre porque, constantemente, os diversos segmentos sofrem atualizações devido às modificações e às necessidades de se adaptar aos novos tempos. O mercado, a moda e a cultura brasileira em geral são muito influenciados pela cultura norte-americana, o que leva à adoção de termos e expressões ingleses para designar diferentes conceitos. Se desconhece o que seja 4PL, leia este artigo e aprenda sobre ele e sua importância para o setor logístico de uma empresa.

Significado de 4PL

4PL é uma abreviatura inglesa, como 1PL, 2PL e 3PL. São utilizadas no âmbito logístico com grande frequ~encia, sendo que 3PL e 4PL são os mais comuns. Eis o que quer dizer cada sigla:

  • 1PL: significa o fornecedor;
  • 2PL: diz respeito ao comprador;
  • 3PL: é operador logístico terceirizado;
  • 4PL: trata-se do gestor da cadeia de suprimento.

A letra L representa logistics (logística) e o algarismo seguido da letra P representa o grupo ou posição do membro. 4PL é o quarto membro, responsável pelo gerenciamento de uma cadeia de fornecimento ao cliente através da integração entre os diferentes recursos das outras organizações. O 4PL acompanha todos os processos e mantém contato com todos os membros da cadeia.

Diferença entre 3PL e 4PL

Os serviços que em geral são terceirizados, isto é, oferecidos pelos 3PLs, são de transporte, agenciamento alfandegário e para a armazenagem, por exemplo. Ocorre que, muitas vezes, confundem-se os serviços de 3PL com os serviços de 4PL, visto que esses também podem ser terceirizados. Mas, há uma diferença básica entre 3PL e 4PL: o primeiro está relacionado a operações específicas ao passo que o outro desenvolve uma atividade mais ampla, relacionada a uma gestão de cadeia de suprimentos (e não somente a uma operação em particular).

Vale a pena contratar serviços de 4PL?

Não é muito comum, em nosso país, a contratação de empresas que desenvolvem trabalho de gestão em cadeia de suprimentos – talvez por conveniência ou por simples desconhecimento da existência desses serviços. Empresas de pequeno e médio porte teriam que gastar muito com 4PL e, muitas vezes, acaba não compensando. Já para empresas de grande porte é um serviço que vale a pena e boa parte delas, inclusive as multinacionais, estão usufruindo os benefícios oferecidos por esses gestores.

O que o operador de logística 4PL faz

Ele assume uma grande responsabilidade, garantindo que a mercadoria chegue ao seu destinatário no prazo estipulado e sem gastos adicionais.

Vantagens do 4PL

  • Agrega valor à empresa;
  • Evita desvios e extra custos (como armazenagem, demurrage, etc.);
  • Detecta e corrige falhas, desde as mais simples até as mais graves;
  • Assegura o cumprimento dos prazos acordados, sem prejuízo para nenhuma das partes.

Desvantagens do 4PL

  • Investimento que consome tempo (é necessário fazer um mapeamento eficiente dos processos, dos prazos, das partes envolvidas, de todas as rotas, das possibilidades de imprevistos e das formas de contorná-los, etc.);
  • Custo elevado (indicado, de modo geral, para empresas de grande porte).

4PL vem crescendo entre as grandes empresas

A contratação desse serviço está se tornando cada vez mais comum entre empresas de grande porte, contribuindo para melhorar sua economia e otimizar suas atividades.

Já conhecia essa sigla 4PL? O que acha desse conceito? Já contrata empresas que atuam como operadoras de gestão da cadeia de suprimentos? Comente! Compartilhe a sua opinião e suas experiências com outros empresários!

Comentários

comentários

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *