Você sabe o que é carga consolidada?

  1. voce-sabe-o-que-e-carga-consolidada.jpeg

Ser empresário é um grande desafio. É preciso saber alinhar os diversos processos pelos quais o produto ou serviço passa até chegar ao cliente final. Independentemente do segmento de seu negócio, a logística é uma importante aliada no gerenciamento de todas essas fases. Dentre elas, destacam-se a distribuição e o transporte.

O processo de trânsito de uma mercadoria até ela atingir seu destino é bastante complexo, pois exige investimentos e está sujeito a riscos. Além disso, tem grande influência no nível de eficiência e agilidade das entregas. Para otimizar essa atividade, a logística surge com conceito e métodos. Um deles é a carga consolidada.

Para conhecer melhor essa estratégia, continue lendo nosso artigo!

O que é carga consolidada?

Consolidar é unir elementos diferentes num mesmo conjunto, de uma forma complexa, que venha a gerar um novo item, mais elaborado e também padronizado. Uma carga consolidada é o conjunto de produtos, adquiridos por consumidores diferentes, porém com um mesmo destino e rota de entrega.

Transportar uma carga consolidada envolve, além dos agentes comuns, outros dois itens: o consolidador, uma empresa que realiza a consolidação da carga; e o desconsolidador, aquele que recebe a carga e separa os itens, entregando-os ao cliente final. A documentação é emitida pela empresa responsável pela consolidação.

Por lei, a carga consolidada conta como uma unidade. Logo, compartilham de um mesmo conhecimento de transporte. Porém, essa documentação deve conter especificações sobre as mercadorias presentes dentro da carga e é diferente para cada tipo de modal utilizado. Por exemplo, quando se utilizam os navios, o conhecimento de carga emitido pelo armador marítimo é chamado de Master Bill of Landing e o consolidador emite o House Bill of Landing, que descreve cada item separadamente.

Quando utilizar em sua empresa?

A carga consolidada traz uma série de benefícios para a empresa. Entretanto, é preciso avaliar se eles se aplicarão ao seu negócio, caso a estratégia seja colocada em prática. Logo, é preciso avaliar as características da companhia, seus produtos, sua saúde financeira, sua gestão de transportes, suas metas, suas necessidades entre outros.

Primeiramente, sobre os produtos, é necessário analisar se eles não correm risco de serem danificados durante a consolidação da carga. Caso a natureza não seja compatível à consolidação, é recomendado descartar essa alternativa para não sofrer avarias e prejuízos. Depois, avalie como está ocorrendo a distribuição dos seus produtos. Ou seja, o quanto está sendo gasto, se a capacidade do modal está sendo bem aproveitada e como está ocorrendo o manuseio dessas mercadorias.

A partir disso, você pode conferir se consolidar suas cargas trará os benefícios desejados, escolhendo a opção mais vantajosa para seu negócio.

Quais as vantagens da carga consolidada?

Economia de espaço

A carga é única, portanto ocupa menos espaço. Isso permite enviar mais produtos na mesma remessa e modal.

Preços menores

Quando a carga é maior, o preço cobrado para transportar cada unidade de peso é mais baixo, garantindo maior economia.

Facilidade no manuseio

Uma carga unitizada é muito mais simples de ser manuseada, economizando tempo e mão de obra.

Melhor controle

A movimentação de materiais já é algo complexo, um grande volume unitário dificulta mais esse transporte. A carga consolidada facilita esse processo e até mesmo simplifica o layout.

Redução de gastos relativos ao transporte

O número de viagens é menor, as rotas são mais simples, há menos burocracia. Esses fatores ajudam a reduzir os gastos, como, por exemplo, com combustível.

A consolidação de cargas é uma boa modalidade de transporte para a área logística, pois facilita e otimiza a movimentação dos materiais. É importante lembrar que nem em todos os casos ela pode ser a melhor opção. Porém, se utilizar a carga consolidada for adequado às atividades de sua empresa, não pense duas vezes! Ela traz consigo muitas vantagens que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de seu negócio.

Agora que você sabe mais sobre carga consolidada, pretende aplicá-la em seu negócio? Conte-nos no espaço para comentários!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *