SLA: entenda como o acordo de níveis de serviço pode te ajudar!

O Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Níveis de Serviço (ANS) se torna um grande aliado, pois ajuda a definir melhor os parâmetros nos serviços prestados. Além disso, é exigido em alguns setores por se estabelecer como um contrato formal entre clientes e prestadores de serviços. Por isso, é tão importante dar atenção especial a este sistema, uma vez que ele trará grandes benefícios para todas as partes envolvidas. Vamos, então, conhecê-lo melhor?

O que é o Acordo de Níveis de Serviço

O termo se refere à definição do nível de prestação de serviço — acordo entre o cliente e o fornecedor, principalmente da área de TI, que é utilizado para formalizar de forma clara e padronizada como se dará o atendimento com relação a tempo de cumprimento de um determinado contrato.

Empresas com um giro muito grande de serviços, as vezes, têm um tempo curto para resolução de erros que possam ocorrer no sistema. Ao mesmo tempo, é preciso resolver tudo nesse período porque a empresa não pode ficar parada e nem gerar perdas. Por isso, deve-se criar também algumas prioridades de atendimento.

Um catalogo de serviços ajuda muito o cliente na hora da escolha, pois nele constam as informações importantes de forma detalhada. Assim, é possível ter uma boa noção de quais serviços serão executados e quais as prioridades deverão ser seguidas.

Vantagens de adotar este sistema

Além da credibilidade que o uso deste serviço agrega, ainda podemos contar com várias outras vantagens. Veja a seguir:

A empresa contratada conta com uma maior segurança nas negociações, pois tem um parâmetro predefinido para seguir e consegue evitar possíveis abusos ou até mesmo cobranças indevidas solicitados pela empresa contratante.

Outro grande fator é o controle interno: os serviços que a empresa contratada irá executar podem ser vistos de maneira clara e organizada, agilizando o trabalho e tornando este serviço mais produtivo e organizado para, consequentemente, gerar mais credibilidade.

O tempo nos dias de hoje é um fator essencial para as empresas ligadas à área de TI e o uso do ANS tem sido responsável por uma grande redução do tempo de execução de cada processo. Isso porque permite um maior acesso a todos os dados dos clientes de forma organizada, concluindo cada meta estabelecida.

Com planejamento e controle, é possível conseguir uma grande redução nos custos que são gerados, otimizando a tarefa e aumentando a produtividade de cada colaborador. Clique aqui para conferir o nosso post sobre treinamento de equipes.

Contando com o controle sobre os incidentes é possível ter uma maior facilidade na identificação de problemas e encontrar uma solução mais rapidamente. Tudo isso sem falar que é possível gerar relatórios referentes ao gerenciamento e trazer uma maior confiança entre as partes envolvidas. Durante cada etapa do processo o cliente pode ter acesso ao que está sendo feito.

A utilização deste processo traz uma facilidade maior na gestão dos serviços prestados e permite uma melhora na qualidade do atendimento. E isso faz toda a diferença no mercado.

E você, já encara o SLA como um aliado do seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente no espaço de comentários! Para ficar por dentro de mais dicas curta a nossa página no Facebook.

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