Saiba como economizar combustível com a frota da empresa.

O gasto com combustível é com certeza um dos mais impactantes para uma empresa que tem frota própria. Por isso, qualquer economia de combustível reflete em uma economia de dinheiro, que pode ser utilizado em melhorias e outros investimentos na empresa. Embora pareça desafiador, economizar combustível é mais simples do que parece. Quer saber como? Então confira dicas para conseguir efetivamente economizar combustível com sua frota!

Escolha o melhor fornecedor

A economia de combustível e com os gastos a ele associados começa com a escolha de um bom fornecedor. Nesse sentido, um bom fornecedor é aquele que oferece um produto de qualidade por um preço justo e com boas condições de pagamento.

Dependendo do fornecedor e da fidelização da sua empresa, também é possível conseguir descontos. Por isso, para escolher o melhor fornecedor procure conhecer as diferentes características e condições de cada um.

Tenha controle sobre o abastecimento

Também é importante que você tenha controle sobre o abastecimento, já que sem isso é difícil planejar os gastos. Em vez de deixar que os motoristas abasteçam livremente e sem qualquer justificativa, considere o uso de um cartão recarregável para abastecimento, por exemplo.

Outra opção inclui a exigência de comunicação em tempo real sobre o abastecimento e conferência de valores. Com isso, sua empresa inibe que gastos desnecessários sejam feitos e também identifica potenciais locais para redução.

Faça a manutenção frequente dos veículos

Um veículo que esteja com a manutenção em dia funciona de maneira mais eficiente e, com isso, gasta menos combustível. Isso se deve ao fato de que peças sujas ou desgastadas, por exemplo, podem aumentar a resistência do ar ou a queima de combustível.

Assim, o veículo precisa consumir mais combustível para rodar a mesma distância, elevando os gastos. Com a manutenção preventiva isso é resolvido de um jeito mais barato do que os custos do combustível desperdiçado.

Tome cuidado com o limite de carga

Se você tiver uma carga muito maior do que a recomendada para o veículo, mais esforço ele precisará fazer e, portanto, mais combustível irá consumir. Além de essa ser uma atitude inconsequente, isso também aumentará os gastos relativos ao abastecimento.

Mesmo as cargas que estejam dentro do limite de peso do veículo devem ser avaliadas, já que quanto maior for a carga, maior será o gasto. Faça testes e descubra se é mais vantajoso, do ponto de vista econômico, dividir a carga em duas viagens ou carregá-la toda de uma vez só.

Planeje adequadamente suas rotas

Se uma rota é muito íngreme ou enfrenta muito congestionamento, por exemplo, maior será o custo de combustível a ela associada. Por outro lado, rotas mais livres e mais planas além de diminuírem o tempo de entrega também otimizam o uso de combustível.

Por isso, é muito importante que ocorra uma gestão de transporte de forma a planejar quais serão as rotas utilizadas. Dessa maneira, gasta-se apenas o combustível necessário, evitando desperdícios.

Treine bem os motoristas

Tão importante quanto cuidar da frota em si é garantir que os motoristas ajam da maneira correta para economizar combustível. Utilizar muito o ar-condicionado, dirigir com janelas muito abertas ou em alta velocidade são apenas algumas das atitudes que fazem com que o combustível seja consumido de maneira exagerada.

Dessa forma, outra tática para economizar combustível inclui treinar e capacitar os motoristas para que sua atuação seja otimizada e ajude em toda a economia.

Economizar combustível é possível e benéfico para qualquer empresa que possua uma frota e, para isso, basta seguir algumas indicações envolvendo planejamento, gestão e controle. Com uma economia tão importante, sua empresa se torna mais robusta e competitiva.

Você tem mais dicas para economizar combustível? Dentre todos os fatores, qual você considera seu maior desafio? Sua participação é importante, então não deixe de comentar!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *