RFID: saiba como essa tecnologia otimiza os trabalhos de logística

  1. rfid-saiba-como-essa-tecnologia-otimiza-os-trabalhos-de-logistica.jpeg

Com o adequado gerenciamento logístico, o seu negócio pode reduzir custos e economizar tempo. Afinal, esse tipo de gerenciamento implica em planejamento, elaboração de estratégias e metas, desenvolvimento de projetos e adoção de sistemas tecnológicos para facilitar as operações. E por falar em facilitar, você sabe o que é RFID?

Neste texto vamos falar sobre esse tipo de tecnologia e como ela pode auxiliar no seu processo logístico. Confira:

O que é RFID?

RFID é a sigla para “Identificação por Radiofrequência” (do inglês Radio Frequency Identification). Essa tecnologia tem sido utilizada com sucesso em hospitais, aeroportos e outros tipos de empresa. Em vez de fazer uso de um feixe de luz para identificar o código de barras, a RFID usa frequência de rádio.

A RFID nasceu do EPC (Eletronic Product Code ou Código Eletrônico de Produto), um tipo de rastreamento que pretende usar novas tecnologias (como a internet, por exemplo), modificando a forma como produtos são rastreados e otimizando o fluxo de informações.

Através dessa tecnologia é feito o rastreamento total de qualquer processo, de toda a empresa e, melhor ainda, de cada produto individual da cadeia logística.

Como é o funcionamento do RFID?

Podem-se destacar algumas funções da RFID, como:

  • Armazenamento de dados do produto (além do que faz o código de barras individual).
  • Envio de dados sobre o produto, indicando sua umidade, condição, temperatura e até a localização (combinada com GPS).
  • Leitura e e gravação de dados (Read-Write).
  • Distância de captura maior que a alcançada pela leitura óptica (até mais de 10 metros, conforme o ambiente);
  • Gravação de código único de item, inalterável (Ready only).
  • Captação por radiofrequência em movimentos não uniformes: a leitura não precisa ser em linha reta ou estática (que é uma condição para a leitura através de código de barras comum).

Quais as vantagens da RFID para a cadeia logística de uma empresa?

Diante das funções acima, pode-se facilmente deduzir muitos benefícios que a tecnologia RFID traz à cadeia logística de qualquer negócio:

  • Os níveis de serviço elevam-se em qualidade, já que os processos tornam-se mais flexíveis e inteligentes.
  • Evita fraudes, pois permite a gravação exclusiva e não alterável do produto.
  • Confere caixas, paletes e prateleiras elevadas sem a necessidade de abrir embalagens ou ter contato visual.
  • Reduz o tempo total do ciclo de pedido, reduzindo erros na entrega da mercadoria;
  • Maior velocidade na localização e movimentação dos materiais.
  • Rastreia pessoas, animais e objetos.
  • Monitora todas as operações logísticas, oferecendo maior segurança.

Outra grande vantagem é a eliminação dos processos de leitura um por um (como acontece no código de barras), capturando muitas tags ao mesmo tempo, fazendo a leitura delas com rapidez e gravando data e hora.

Além disso, a empresa que utiliza essa tecnologia certamente vai se destacar das concorrentes, apresentando um importante diferencial competitivo.

Pode-se ter um controle de estoque otimizado com a RFID?

Vale a pena falar em particular dos benefícios que a tecnologia RFID proporciona ao gerenciamento de estoque. É possível fazer o registro automático das entradas e saídas de cada item. Além disso, o inventário dos produtos, matérias-primas e outros materiais da empresa é efetuado com maior agilidade, sem a necessidade de mão de obra abundante (ou seja, ganho de tempo e economia de dinheiro).

Há reais benefícios para a indústria e o varejo em especial?

Para indústrias e empresas que fabricam produtos, a tecnologia RFID (com o recebimento automatizado integrado ao Plano de Controle de Produção, PCP) otimiza a produtividade, já que não é necessário ficar esperando a notificação de que o material foi recebido. Na linha de montagem, a RFID favorece a produção personalizada dos produtos.

O varejo, por sua vez, beneficia-se com a tecnologia à medida que usufrui de reabastecimento automático dos produtos e materiais que estão faltando, de controle de data de validade, de controle de estoque (controles de recebimento, conferência, armazenagem, despacho), de controle  de devoluções, da agilização dos check outs. Saber o que é RFID e todas as suas vantagens vai mudar a forma como você faz o rastreamento na sua empresa!

Gostou de saber todas as vantagens dessa nova tecnologia? Conhece alguma outra vantagem ou característica que não falamos aqui? Que tal deixar o seu comentário aqui embaixo, contando pra gente?

Comentários

comentários

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *