Quanto custa treinar os colaboradores? Vale a pena?

  1. quanto-custa-treinar-colaborador

Os líderes de sucesso sabem muito bem que um treinamento bem feito e focado serve como um importante investimento para o futuro, uma vez que capacita os profissionais e mantém a motivação em alta, tendo como saldo reforços coletivos de atuação, produtividade e mais lucros para o negócio. Mas por que, ainda hoje, algumas empresas encaram os treinamentos como custos? Será que vale mesmo a pena proporcionar essa capacitação aos colaboradores? É verdade que as despesas com essas iniciativas se pagam? Pois se você ainda tem essas e outras dúvidas, trate de acompanhar o post de hoje para tirar suas próprias conclusões! Confira:

Antecipe mudanças de cenários e tecnologias

É bastante comum que as empresas só abram os olhos para investir em treinamento da equipe naquelas ocasiões em que percebem que algo está errado na organização ou que técnicas e processos novos estejam deixando suas operações para trás, não é mesmo? Entretanto, diante de cenários futuros e tecnologias que estão ainda sendo implementadas, o gestor atento pode ser prudente e usar os treinamentos para adiantar as adaptações do seu time. Dessa maneira, as mudanças — já esperadas — não serão tão impactantes. Isso sem contar que os colaboradores responderão melhor aos ajustes e às novas execuções de atividades.

Conquiste um desempenho muito maior da equipe

Do ponto de vista financeiro, que é provavelmente a maior e mais imediata preocupação dos gestores, pode-se dizer que os treinamentos dão ótimo retorno — em geral, a médio ou longo prazo —, uma vez que os colaboradores, muito bem treinados, passam a conhecer novos comportamentos e métodos. Essa nova carga de conhecimento os auxilia a desempenhar mais rapidamente as operações e rotinas do trabalho, evitando perdas de tempo e retrabalho, além de reduzir desperdícios e alcançar mais qualidade nos afazeres. Recursos como treinamento se tornam, portanto, verdadeiros gatilhos para a produtividade da empresa.

Procure reter os talentos na organização

Os treinamentos podem, juntamente com outras iniciativas — como premiações por desempenho e plano interno de carreira, por exemplo —, servir de estímulo para que alguns talentos permaneçam na empresa. Isso certamente diminuirá a rotatividade da equipe e possibilitará que as pessoas fiquem cada vez mais envolvidas com a organização. Assim os funcionários ficarão mais felizes, atentos e proativos, semeando melhores resultados no quadro geral da empresa.

Busque se destacar em meio à concorrência

Vale ressaltar, ainda, que treinar e motivar sua equipe acaba se tornando uma enorme vantagem competitiva. Afinal de contas, a introdução de novas técnicas e novos conhecimentos práticos contribui para aumentar o desempenho do grupo e para que os funcionários se sintam mais valorizados. Lembre-se de que nenhuma organização pode funcionar bem sem que seus colaboradores se comprometam e se esforcem para que se alcance as metas traçadas. Nesse cenário, os clientes certamente perceberão a melhoria na qualidade dos serviços e do atendimento.

Avalie se está realmente no caminho certo

Com mais satisfação e empenho dos colaboradores, o gestor não só pode como deve fazer uma excelente avaliação dos resultados obtidos com o treinamento. Nesse momento, será possível comparar o desempenho da equipe — entre outros efeitos — com os objetivos e as metas traçados pelo planejamento estratégico da organização. Além disso, é extremamente relevante obter o feedback da própria equipe, a fim de saber em que sentido os próximos treinamentos podem se aperfeiçoar ou se existem novas demandas internas que não haviam sido notadas.

Viu como investir em treinamentos para manter a equipe mais produtiva e satisfeita é uma estratégia muito importante para fazer com que a empresa continue no rumo do crescimento? Então o que ainda está esperando para proporcionar esse benefício tanto para seus colaboradores com para sua empresa?

Pois agora comente aqui e nos conte se você tem proposto algum tipo de capacitação para sua equipe! Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *