Descubra qual é o perfil ideal do profissional de logística.

  1. perfil-profissional-logistica

Com as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos, os produtos precisam atender a novos fatores e demandas, os consumidores têm estado mais exigentes e, com isso, o mercado tem ficado bem mais competitivo. Nesse panorama inovador, a logística passou a crescer em importância e tornar-se um diferencial competitivo. Por conta disso, os profissionais do setor começam a ser cada vez mais valorizados, só que suas qualificações também precisam acompanhar as recentes transformações econômicas, tecnológicas e de mercado. Mas afinal, qual é o perfil do profissional de logística desejado pelas empresas hoje em dia?

Compreensão ampla e foco nos resultados

Com o objetivo de reduzir custos e otimizar processos com menos pessoal encarregado, os quadros de funcionários de várias empresas foram reduzidos. Assim, não somente quem atua na área da logística, mas qualquer profissional moderno precisa ter uma visão integrada dos processos da empresa para se sair bem na sua ocupação, além de manter uma atitude colaborativa.

As principais dinâmicas estratégicas atualmente são voltadas para a gestão de resultados. O profissional de logística, neste cenário, além de ter que apresentar sua compreensão global e sistêmica dos processos e técnicas empregadas pela empresa, sobretudo no que diz respeito à distribuição interna de atividades, precisa ficar atento à atenuação dos erros e à diminuição dos períodos que estejam relacionados às operações diversas.

Formação diversificada e habilidades interpessoais

Como o profissional de logística lida com várias áreas da empresa, é conveniente estar a par de conhecimentos diversos, como Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Tecnologia, Vendas e Contabilidade, além do eixo de operações logísticas. Essa demanda exigirá de quem deseja trabalhar na área uma permanente busca por especializações e mais conhecimentos técnicos e práticos.

Além de possuir todo esse potencial de capacitação, sua desenvoltura na relação interpessoal também será um importante requisito para ser bem-visto e contratado. A multifuncionalidade já é uma característica óbvia, a partir do que já foi dito, mas também é oportuno que a pessoa se mostre proativa, flexível e com capacidade tanto para o trabalho em equipe quanto para o compromisso individual. O senso analítico e o poder de raciocínio são atributos essenciais, ao invés da peculiaridade de só reproduzir rotinas exigidas.

Poder de adaptação e liderança

As novas exigências dos mercados e das corporações transformaram a logística em uma função que não é mais somente gerencial, mas que passou a envolver muitos conhecimentos técnicos e de tecnologia. Por isso, o profissional precisa aprender a se adaptar ao novo desenho estratégico, o que inclui desde o trabalho com sistemas informatizados ERP até a gestão de cadeias de suprimentos, lidando com dados diversos e participando da tomada de decisões estratégicas.

É por isso que, além de todas as qualidades técnicas e interpessoais, o novo profissional que está se capacitando para atuar na logística não pode se esquecer de se desenvolver na postura relacionada à liderança. Existem muitas expectativas depositadas em sua atuação, e ele deverá agregar responsabilidades e conservar a coragem de assumir riscos.

Para que um profissional reúna todas as qualidades acima, é importantíssimo investir a sério nos estudos, na prática do que foi estudado e na capacitação múltipla, a fim de se alcançar o nível de completude que o mercado está pedindo hoje em dia. Esse é o segredo para quem está buscando conquistar seu espaço no mercado de trabalho. É o seu caso? Então, prepare-se para essa jornada e mãos à obra!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *