Entenda por que o planejamento da descarga de materiais é importante para sua estratégia

  1. descarga-de-materiais-estrategia

Ainda que a terceirização de serviços tenha surgido como importante aliada na economia global, é comum que algumas organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, continuem se esforçando para realizar atividades que fogem ao seu conhecimento, comprometendo tempo e dinheiro em áreas que diferentes daquelas que dominam. As operações logísticas envolvidas na descarga de materiais, por exemplo, estão frequentemente envolvidas nessa situação.

Escolhendo ou não pela terceirização, é importante que você saiba como planejar a descarga de materiais na sua empresa e qualé a importância dessa atividade. Quer saber mais sobre o assunto? Confira no post a seguir!

Local de descarga de materiais

Tudo começa com a avaliação do local de descarga. É interessante conhecer quais as restrições do espaço em relação às suas dimensões (comprimento, altura e largura), à geografia (terreno com aclive, declive ou acidentado), bem como à suscetibilidade a variações climáticas (a chuva pode interferir no transporte ou o vento pode comprometer a movimentação de uma determinada carga).

Ou seja, todas as características do local de descarga devem ser estudadas previamente, antecipando-se a problemas que, por ventura, possam ocorrer.

Horário de descarga

Saber previamente se existe horário programado para a descarga ou se, na ausência de um, ela irá gerar problemas se efetuada em período inadequado é crucial para antever erros. A movimentação de uma grande peça realizada em horário de tráfego intenso de veículos, por exemplo, pode frustrar o planejamento de tempo previsto para a atividade.

Tipo de Veículo

O tipo de veículo é afetado pelas características do volume a ser transportado, bem como as do local de descarga.

Mais que possuir capacidade para transportar os materiais, um caminhão, por exemplo, deverá gozar de área de manobra suficiente para movimentação sem causar prejuízo ao local ou à mercadoria, sem se esquecer do fato que determinadas vias impõem restrições de acesso a caminhões em horários específicos. Ou seja, todas essas questões devem ser antecipadamente avaliadas.

Armazenamento de carga e condições de descarga

Por fim, é muito importante conhecer o tipo de carga que se está transportando, pois podem existir necessidades de manipulação especial ou cuidados específicos. Afinal, mais do que ser entregue, o objeto deve passar ileso pelos processos de carga, transporte e, finalmente, descarga.

Terceirização da descarga de materiais

Saber avaliar o local de entrega, conhecer as restrições de horário de descarga, escolher o tipo certo de veículo e estar ciente das necessidades de armazenamento da carga e das condições de descarga são fatores determinantes para o sucesso da logística. Quando essa operação é delegada a uma empresa especialista na área, as chances de sucesso são evidentes.

É fundamental que a estratégia da empresa esteja focada na oferta que fundamenta sua existência, no provimento dos produtos ou serviços para os quais foi concebida, mantendo os esforços concentrados no que é, realmente, importante ao negócio. Se houver dificuldades para realizar uma seleção eficiente da empresa de logística, veja nosso post sobre como encontrar a empresa certa para terceirizar os seus serviços!

E então? Conseguiu compreender como o planejamento da descarga de materiais afeta a estratégia da sua empresa? Comente! Queremos saber o que achou e teremos um imenso prazer em lhe responder.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *