Por que é importante a inovação em logística?

  1. por-que-e-importante-a-inovacao-em-logistica.jpeg

Como a demanda logística está diretamente relacionada com os resultados de uma empresa, é extremamente necessário buscar novos métodos para garantir a eficiência desse processo. Nesse sentido, ainda não é impossível ver negócios que deixam a inovação em logística de lado e acabam fazendo tudo de forma manual.

Infelizmente, essa falta de cuidado pode levar uma empresa à falência — não importando em qual ramo ela atua. Isso acontece, já que a logística é uma área que requer processos cuidadosamente organizados, e uma solução especializada não pode ser deixada de lado.

Pensando nessas questões, nós da FGL Gestão Logística preparamos um post com as principais tendências de inovação em logística para você implementar na sua empresa. Acompanhe!

1. Gestão automatizada

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a automação de processos proporciona ganhos surpreendentes em produtividade dos funcionários, além de reduzir o tempo para execução de tarefas em uma atividade. O mesmo não é diferente para a logística, fazendo com que a automação seja uma ótima opção para quem quer agregar valores de competitividade no mercado.

 Veja alguns aspectos da logística que podem ser beneficiados com essa tecnologia:

  • Armazenagem — gestão precisa da infraestrutura, movimentação interna e capacidade
  • Controle & organização de estoque — controle conjunto com tecnologias de leitura de códigos de barra e rádio frequência
  • Desenvolvimento de projetos — estruturas logísticas personalizadas para as demandas da empresa
  • Monitoração de desempenho —  gestão automatizada dos principais indicadores

2. Outsourcing de infraestrutura

O Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, aponta que os investimentos em logística e transporte devem agregar um aumento de 0,5% do PIB, só em 2018. A previsão financeira é de cerca de R$ 69,2 bilhões de recursos aplicados nesse mercado.

Nesse contexto, investir em infraestrutura é algo que merece um grande cuidado por parte da empresa — que deve optar por compra ou outsourcing de infraestrutura (terceirização / locação dos equipamentos), conforme for sua demanda.

Essa tendência não está diretamente relacionada com tecnologia, entretanto, é uma excelente opção para quem quer almeja inovação em logística com custos atrativos. Terceirizar os equipamentos significa mais comodidade para acompanhar as demandas de crescimento do negócio e garantia de maquinário novo.

3. Treinamentos e capacitação

Como dissemos, a logística é uma área em constante evolução. A cada ano, surgem metodologia e métricas para garantir excelência e segurança para quem atua no ramo. Portanto, investir em treinamento das equipes operacionais e de gestão é algo imprescindível para acompanhar as mudanças do mercado.

Para acompanhar com excelência essas mudanças, vale a pena investir em uma solução especializada e que ofereça profissionais com referência no assunto. Entre as principais capacitações, podemos destacar:

  • Segurança em instalações e serviços com eletricidade – NR 10
  • Treinamento de formação para operador de empilhadeira – NR 11
  • Treinamento de Segurança para Trabalhos em Altura – NR 35

E então, leitor? Percebeu como a inovação em logística é mais do que uma tendência estratégica para seu negócio? Quer conhecer uma solução especializada para suas demandas? Entre em contato com a equipe da FGL Gestão Logística e descubra o que preparamos para você! 

Comentários

comentários

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *