Por que a logística é essencial para o varejo virtual?

  1. Por-que-a-logística-é-essencial-para-o-varejo-virtual-

A consultoria Conversion divulgou uma pesquisa que revela que, em 2014, o comércio eletrônico no Brasil faturou cerca de R$ 43 bilhões, representando um aumento de 26% nas vendas em relação ao ano anterior. Com isso, é possível perceber que o comércio eletrônico ganha cada vez mais espaço no país, seja por comodidade, praticidade ou economia de preços. Para que o varejo virtual possua bom desempenho, entretanto, a logística é fundamental em todo o processo. Quer descobrir como? Confira:

Logística e funcionamento da loja virtual andam juntos

A logística no comércio virtual envolve uma série de etapas, que começam no processamento do pedido e no repasse das informações conforme a necessidade. A seguir, deve ser feita a identificação do pedido, a separação do produto, o cuidado com a embalagem e, finalmente, o envio.

Assim, um atraso no processamento do pedido, na separação ou envio do produto pode afetar toda a compra e, portanto, a loja. Por isso, uma logística adequada é fundamental para o bom funcionamento do varejo virtual.

Prazos e valores devem ser observados na entrega

Diferentemente do que acontece em uma loja física, em que o cliente chega, escolhe seu produto, efetua a compra e sai com a mercadoria em questão, no varejo virtual a entrega é o ponto crucial da experiência.

Por isso, é necessário estabelecer uma logística eficiente para que o varejo virtual cumpra com prazos e valores. O valor da entrega é correspondente ao frete, que pode ser calculado pelo cliente de forma automática, ter valor fixo ou gratuito ou então ser repassado pelo varejista.

O prazo de entrega depende do método utilizado, que pode ser escolhido ou não pelo consumidor. Em ambos os casos, entretanto, é preciso tomar cuidado para que os prazos sejam cumpridos de modo a garantir a satisfação do consumidor.

A logística do estoque também conta

Como os compradores estão apenas a um clique de distância de outra loja, também é importante tomar cuidado com a logística do estoque.

Isso porque, em lojas de pronta entrega, um estoque grande demais pode trazer prejuízos, mas um estoque pequeno e insuficiente levará a itens constantemente indisponíveis. Com isso, o cliente irá procurar um item igual ou parecido em outro lugar e a loja deixa de ter o lucro.

Assim, manter a logística de estoque em dia é fundamental para garantir que os clientes tenham sempre os itens que procuram, conseguindo concretizar a venda.

É preciso prestar atenção à logística reversa

A logística reversa ocorre quanto o consumidor devolve o produto. Assim, cuidar da logística reversa e ter uma política de trocas eficiente é um diferencial para os consumidores.

Além disso, é preciso prestar atenção aos casos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, como em caso de desistência ou de defeito na mercadoria. Nessas situações, os custos saem por conta do varejo e, por isso, é preciso planejamento.

Há uma influência direta na experiência do consumidor

É possível dizer que a logística tem influência direta na experiência do consumidor e no seu grau de satisfação. Assim, um varejo virtual que oferece uma transação e envio rápidos, com o uso de um transporte seguro e que cumpre o prazo, tem mais chances de atrair e fidelizar os seus clientes.

A logística exerce papel crucial para o sucesso do varejo virtual, já que uma logística eficiente no processamento de pedidos e de entrega garante um cliente mais satisfeito. Como você acha que o varejo virtual pode melhorar a sua logística? Comente as suas sugestões e leia nosso post sobre como organizar o estoque da sua empresa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *