Os 5 benefícios da gestão de logística

  1. os-5-beneficios-da-gestao-de-logistica.jpeg

Não importa o negócio, seja a empresa uma grande rede varejista, indústria ou organização de pequeno ou médio porte, promover uma logística eficiente é essencial para que se alcance bons resultados.

Não é à toa que muitas empresas dedicam à gestão de logística parte importante da sua estratégia de negócios, planejando, implementando e monitorando de forma eficaz os fluxos de produtos e materiais, bem como os pontos de parada.

Basicamente, o que essas organizações fazem é planejar e orientar suas iniciativas gerenciais de uma forma integrada, levando em consideração todo o processo, desde a compra de matéria prima até a entrega ao cliente, assegurando uma melhor rentabilidade e posicionamento no mercado.

Mas isso não é tudo, acompanhe a seguir os principais benefícios da gestão de logística!

1 – Visão sistêmica

Dentre os vários benefícios da gestão logística, a visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa é o que mais se destaca.

Por intermédio da gestão logística, é possível visualizar todas as etapas da cadeia de envolvida, desde o estoque até entrega ao consumidor final.

E quando se entende as demandas de cada uma dessas etapas, bem quando se conhece as necessidades de cada uma das partes interessadas envolvidas, se viabiliza um planejamento mais completo e assertivo, gerador de melhores resultados.

2 – Operações personalizadas

Ao contrário de se fazer uma gestão logística que imita o que todos fazem, a inteligência logística possibilita a elaboração de projetos customizados, cuidadosamente estudados e desenvolvidos para suprir as necessidades da organização que a aplica.

Não importa a área, seja na armazenagem, manipulação de mercadorias, transporte, distribuição e/ou cross-docking, a otimização é alcançada.

3 – Maior agilidade e eficiência

Quando se aplica uma boa gestão logística, a agilidade e a eficiência de toda a operação se torna uma simples consequência.

Um bom planejamento se antecipa ao erro, fazendo com que falhas sejam minimizadas, cargas sejam remanejadas com maior agilidade, e o tempo de parada seja reduzido.

Enfim, quando se aplica uma boa gestão da cadeia de suprimentos, se aumenta a qualidade dos processos e pontualidade da entrega.

4 – Monitoramento online

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas da gestão. Por meio de soluções de software e hardware, cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real.

Esse é um ganho fantástico, pois reduz o tempo que seria dedicado às verificações manuais, bem como os retrabalhos acarretados por falha humana.

Mas isso não é tudo, graças aos dados monitorados, a empresa pode contar com informações atualizadas sempre à disposição para uma melhor tomada de decisão.

 5 – Melhoria contínua

Quando a empresa adota a gestão logística nos negócios, o resultado é o aumento na qualidade do nível de serviço e a redução dos custos da cadeia logística.

Isso porquê os gastos desnecessários com armazenagem são identificados, bem como a distribuição dos produtos passa a ser melhor planejada, acarretando na eliminação de desperdícios.

Enfim, a logística é uma disciplina em destaque nos dias de hoje e vem se tornando uma das áreas centrais das empresas.

Esse reconhecimento é atribuído ao potencial da logística agregar valores aos clientes, servindo para a criação de vantagens competitiva.

Consegue perceber os benefícios da gestão logística? Não deixe de assinar a nossa newsletter e se manter atualizado com as melhores matérias sobre a cadeia de suprimentos! 

Comentários

comentários

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *