Melhore o gerenciamento de logística da sua empresa em 4 passos

  1. Worker In Warehouse Checking Boxes Using Digital Tablet

Poucas área parecem alarmar mais empresários e gestores – em especial os de pequenas e médias empresas – do que a logística. Gerenciar estoque, coordenar entregas e manter um bom controle de frota são grandes desafios que só podem ser superados de uma maneira: mantendo um bom gerenciamento de logística.

Para que sua empresa consiga atingir esse objetivo com excelência, preparamos um passo a passo com boas práticas para você não ficar sem produtos no estoque e seus clientes sempre receberem os produtos dentro do prazo determinado. Confira!

Conheça a empresa

Você sabe quantas entregas sua empresa realizou nos últimos meses? De onde foram realizados os pedidos, se eles foram feitos na própria loja, no seu e-commerce ou mesmo por telefone? Qual o tempo médio que as encomendas demoram para serem entregues após o fechamento de uma venda?

Levantar todos esses dados é fundamental para que sua empresa entenda quais são os pontos críticos da logística e detectar o que deve ser melhorado. Por isso, mantenha métricas de controle e gestão atualizadas e as consulte sempre que possível.

Controle o estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para reduzir custos, aumentar o lucro e a agilidade das suas vendas. No entanto, quando falamos em estoque, muita gente acredita que é importante apenas saber se a empresa tem em seu armazém a quantidade de produtos certa para entregar os pedidos.

Isso, claro, é fundamental, mas é preciso ir além. Uma boa organização física do seu estoque, com produtos com maior saída ou mais perecíveis colocados em locais estratégicos, é uma maneira rápida e simples de melhorar sua gestão, trazendo impactos positivos para a redução de custos e aumento da produtividade da sua equipe.

Monitore a frota

Parte primordial do seu sistema de logística, a frota da sua empresa deve ser constantemente monitorada para não causar prejuízos ou ser um gargalo para as entregas. Os primeiros cuidados com essa área devem ser com a redução de custos e duas ações gerenciais importantíssimas para isso são a realização de manutenções preventivas e o cuidado constante com a economia de combustíveis.

Além disso, convém contar com um auxílio da tecnologia para monitorar rotas e tempos de entregas, o que pode ser feito com softwares específicos que se utilizam de dados de GPS para rastrear cada veículo da sua empresa. Além de ser importante o monitoramento em tempo real, os dados gerados por esses programas de computador também podem ser importantes para o planejamento de novas entregas e o estabelecimento de novas rotas mais produtivas.

Mesmo que sua empresa se utilize de uma frota terceirizada, saber exatamente quanto tempo cada veículo está levando, se não existem dois entregadores percorrendo o mesmo caminho ou mesmo se um transporte está sendo subutilizado é essencial para que sua empresa possa efetivar um melhor planejamento de entregas.

Integre a logística

Nenhuma área da empresa deve ser uma ilha e essa verdade é ainda mais importante para a logística. Manter a sua equipe de estoque e entregas em constante contato com as equipes de venda e pós-venda é essencial para não criar ruídos dentro da empresa e tornar todo o ciclo de venda, entrega e pós-venda mais fluído e efetivo.

Por isso, invista em softwares de gestão integrada e incentive a própria interação entre funcionários de setores diferentes, seja através de treinamentos, workshops ou mesmo em encontros informais. Essas interações são importantes para a troca de conhecimento, experiência e mesmo soluções entre áreas diferentes.

Você tem algum dúvida sobre gerenciamento de logística? Faça sua pergunta em nossa caixa de comentários!

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