Logística e meio ambiente: 5 práticas sustentáveis para você adotar agora!

  1. logistica-meio-ambiente

Ser ecologicamente correto já deixou de ser diferencial para se tornar uma exigência do próprio mercado. Mais do que uma atitude para ficar bem perante o público, procurar conjugar eficiência com práticas ambientalmente sustentáveis ajuda a tornar a empresa mais competitiva em sua área de atuação. Quer conhecer algumas práticas sustentáveis que relacionam logística e meio ambiente? Então confira agora mesmo nosso post e adote-as na sua empresa o mais rápido possível:

Identificando melhorias nos processos

A primeira prática sustentável para se ter uma logística alinhada com a conservação do meio ambiente é identificar as melhorias que podem ser realizadas em seus processos operacionais.

Questione-se sobre os KPIs da sua empresa, checando se estão integrados com as métricas verdes. Pergunte-se se é possível usar o sistema de pedidos e agendamentos de forma mais eficiente, aumentando o volume de itens transportados e diminuindo os espaços vazios no veículo, para, com isso, reduzir o número de viagens. Verifique a possibilidade de potencializar o sistema de armazenamento de mercadorias e se certifique de que as emissões realizadas pelas empresas estão sendo calculadas.

Ao se pensar sobre as práticas do seu negócio em relação à logística e ao meio ambiente é possível identificar pontos de melhoria para que se comece o quanto antes a implementá-los.

Automatizando o sistema de gerenciamento

Você sabia que uma árvore tem a capacidade de produzir apenas 17 resmas de papel? Economizar recursos é fundamental para qualquer empresa que tenha a mínima preocupação com o futuro do planeta e com o seu próprio. Uma das formas de fazer isso é adotando um sistema completamente automatizado para a gestão da logística, o que acaba com a necessidade do uso de papel para esse fim. Já é um bom começo, não é mesmo?

Mudando as embalagens

Devido à alta do preço do petróleo e também ao impacto ambiental, muitas empresas já optaram por substituir suas tradicionais embalagens plásticas por modelos mais sustentáveis, confeccionados em material ecologicamente correto. Outra opção inteligente é diminuir o tamanho dessas embalagens. É impressionante como uma mudança aparentemente pequena pode reduzir tão significativamente os custos tanto com materiais quanto com mão de obra. Sem contar que a quantidade de produtos transportados passa a ser bem maior.

Buscando parceiros certificados

Na hora de escolher os parceiros da logística, dê preferência a empresas certificadas, que tembém tenham a preocupação de adotar práticas ambientalmente sustentáveis. Dessa maneira, você garante que a proteção ao meio ambiente ocorrerá durante o processo como um todo, e não somente na etapa de responsabilidade da sua empresa. Vale ressaltar que uma das principais certificações disponíveis no mercado é a ISO 14.000. Procure por esse selo e faça a escolha certa.

Cuidando da logística reversa

Com a grande quantidade de produtos transportados atualmente, cresce também o lixo gerado e outros tipos de materiais que devem ser devidamente enviados a seus locais de origem. E a logística reversa é a área que cuida deste fluxo contrário de produtos, independentemente do motivo — que vai de reciclagem a devoluções. Trate esses resíduos corretamente, de forma a diminuir seu impacto no meio ambiente. Cogite, inclusive, a possibilidade de reutilização de parte desses itens para a produção da sua própria empresa.

Viu como mesmo pequenas mudanças nos processos podem fazer a diferença no impacto causado ao meio ambiente? Reduza o desperdício e estude alternativas mais sustentáveis. Os resultados serão positivos para todos!

E você, já adota alguma dessas práticas na sua organização? Comente e compartilhe suas experiências conosco! Tem suas próprias dicas para dar e enriquecer nossa lista? Divida suas sugestões aqui, participe!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *