Logística de emergência: confira os maiores diferenciais!

Acidentes podem acontecer a qualquer momento, independentemente do tamanho, do local ou do porte da empresa. É preciso estar atento a qualquer detalhe para evitar as tragédias que possam comprometer sua equipe de trabalho, a comunidade atingida e a imagem da sua empresa.

No entanto, você deve estar se perguntando: “o que a logística tem a ver com tudo isso?” Saiba que a logística programa ações corretivas, visando a evitar ou minimizar as tragédias que podem acontecer na sua empresa. Preparamos este post especialmente para você, para que saiba os diferenciais da logística de emergência. Confira!

Cumprimento das normas

Um diferencial importante na logística emergencial é o zelo pelas normas técnicas de trabalho e de segurança. O departamento logístico identifica se os componentes da equipe técnica estão cientes de todos os procedimentos de como evacuar o local afetado por um vazamento, por exemplo.

Como o setor de logística diagnostica cada ação feita pelos setores, ele também sabe qual foi a causa original de um determinado problema.

Causa original

A causa original é o motivo principal responsável pela ocorrência da deficiência. Muitas situações emergenciais são agravadas uma vez que a equipe não estava preparada para minimizar danos causados por tragédias, por exemplo. Do mesmo modo, há casos em que a não foi feito um planejamento de descarga de materiais ou um briefing prévio para informar aos colaboradores ações corretivas imediatas.

Ações corretivas imediatas

São medidas realizadas imediatamente para eliminar a tragédia identificada ou cobertura temporária até que outras estratégias sejam implementadas. Cada ação imediata deve ter um prazo curto de conclusão, e todas as partes responsáveis devem ser identificadas para que cada atitude seja executada de forma correta e rápida.

Um caso de ação corretiva imediata é a evacuação de locais afetados pelo rompimento de barragens. No caso do rompimento ocorrido em novembro de 2015 em Mariana, por exemplo, os líderes das equipes de empresas privadas e órgãos públicos coordenaram as ações para evacuar e abrigar as famílias imediatamente antes de inicializar os seus respectivos trabalhos.

Soluções preventivas

Além de agir rapidamente em situações emergenciais, o departamento de logística propõe soluções de prevenção. Em outras palavras, pode-se evitar que um grave transtorno venha ocorrer no futuro.

Nesse caso, são feitas modificações nas diretrizes e procedimentos da atuação em caso de tragédias. Assim como nas ações imediatas, são definidos prazos a serem cumpridos e quem será responsável por cada estratégia, inclusive acompanhando o desenvolvimento de cada medida adotada.

Acompanhamento

Para cada ação executada deve haver um acompanhamento, isto é, para ações corretivas em curto, médio e longo prazo e para as soluções preventivas aplicadas pela empresa.

Ter esse monitoramento é importante para evitar ou minimizar danos causados pela natureza ou pelo homem. Ao acompanhar um cenário crítico ambiental ou risco de ataques terroristas, é possível adotar medidas de evacuação e de segurança preventiva, impedindo a ocorrência de qualquer tipo de tragédia.

Logística de emergência: planejamento é o diferencial

É sempre possível contar com um planejamento para lidar caso aconteça algo inesperado. A logística de emergência evita que um determinado acontecimento prejudique significativamente sua empresa ou minimizar catástrofes que não foram programadas.

Ficou claro quais os maiores diferenciais da logística de emergência? Possui alguma ideia ou tem dúvidas sobre o assunto? Aproveite o espaço nos comentários e converse conosco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *