Fuja dos 4 erros mais comuns de logística

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A logística é uma das áreas mais dinâmicas da empresa, pois abrange o planejamento, armazenagem e distribuição de produtos. Justamente por isso, todas essas áreas precisam estar alinhadas, os processos padronizados e possuir interação com os outros setores da empresa.

É natural, que de vez em quando alguns erros ocorram, mas para a empresa ter sucesso, eles precisam ser resolvidos para não impactar o cliente final.   

No post abaixo preparamos 4 erros comuns de logística, que ocorrem e que podem ser evitados. Acompanhe e confira!

Ausência de colaboradores capacitados

Um dos erros comuns de logística que ocorre nas empresas é a falta de mão de obra capacitada para exercer uma determinada função. Um colaborador capacitado, sempre está atento as suas atividades, cumpre com os procedimentos, sugere melhorias e possui senso de urgência na resolução dos problemas do dia a dia.

A empresa precisa investir em treinamentos periódicos para os colaboradores, ensinando como funcionam os processos, mostrando o quanto o trabalho dele é importante para o cliente e para empresa. Desse modo, os funcionários tornam-se mais engajados e comprometidos com o processo.

Prometer para o cliente o que não poderá ser cumprido

A grande maioria das empresas contrata serviços de transportes terceirizados para realizar suas entregas. A fim de evitar problemas com os clientes, é importante considerar uns dias a mais para o prazo de entrega da mercadoria, pois caso ocorram problemas durante o trajeto, você terá tempo de resolvê-lo sem afetar a entrega no cliente.

Caso ocorram problemas com a entrega, não prometa ao cliente o que você acha difícil cumprir, seja sincero com ele, demonstre a sua preocupação e que está fazendo o possível para resolver a situação.

Para evitar vendas de produtos que não estão disponíveis em estoque é necessário realizar uma boa gestão e controle dos inventários.

Falta de comunicação com o cliente

Muitas empresas acabam perdendo seus clientes, por falta de comunicação. É importante ter uma equipe treinada em realizar um bom atendimento, tratar o cliente de maneira educada, sempre ser o mais transparente possível, comunicando-o de cada etapa da entrega do produto.

Caso ocorra um problema com a entrega da mercadoria, relate imediatamente o ocorrido ao cliente e já comunique como o problema será solucionado. Dessa maneira você evita clientes insatisfeitos e que cancelem a compra. Um bom atendimento poderá ser um diferencial perante seus concorrentes.

Não utilizar a tecnologia a seu favor

Atualmente já é uma realidade nas empresas automatizar alguns processos. Existem diversos softwares no mercado que possibilitam realizar, por exemplo, um controle de estoque eficiente, gestão de coleta e entregas de produtos, rastreamento entre outros. Esses sistemas possibilitam também integrações com sistemas de fornecedores contribuindo ainda mais com as informações em tempo real.

Com um bom sistema de gestão, você reduzirá custos, erros e processos manuais.

Erros e problemas na logística sempre irão existir, o que você precisar fazer é tratá-los, implantando procedimentos e padronizando processos para que eles não voltem a ocorrer.

Alguns dos erros comuns de logística acima citados, acontecem na sua empresa? Para que outras empresas não comentam também os mesmos erros, compartilhe esse post nas redes sociais.

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