Conheça os equipamentos ideais e suas funções para organizar sua logística

  1. equipamentos-ideais

Dentro dos galpões e espaços relacionados aos serviços de logística, existe certo conjunto de equipamentos e materiais que são habitualmente empregados para cumprir adequadamente as operações de organização, movimentação e estocagem. Se você está pensando em investir nesses instrumentos para seu galpão, observe alguns que não poderão faltar para que a operação seja completa.

Equipamentos de transporte

Os conveyors são uma espécie de esteira, bastante utilizados para fazer o transporte de material a granel, de grandes dimensões ou que sejam de tamanho ou forma invariável, de maneira ininterrupta ou periódica. As unidades do material cursam trajetórias horizontais, verticais ou inclinadas, podendo ou não fazer curvas, desde que a posição operacional seja fixa e pré-estabelecida.

Equipamentos de movimentação ou transferência

São veículos de grandes proporções e bastante pesados, mais usados para fazer a manipulação, movimentação e armazenagem de grande quantidade de material em volume.

Equipamentos de elevação

Essas estruturas servem para mover diversos tipos de carga de um ponto determinado a outro, dentro de uma área fixa, em um conjunto de equipamentos do qual fazem parte as talhas, os guindastes fixos, os pórticos e as pontes rolantes, por exemplo. O principal desempenho de tais máquinas está relacionado à movimentação de materiais, mas a partir de operações que levantam, movimentam e assentam as unidades no local de destino.

Veículos industriais

Equipamentos que podem ser ou não motorizados, como carrinhos industriais, empilhadeiras, e rebocadores, por exemplo, que participam ativamente não apenas das etapas de produção de mercadorias, mas também da de armazenamento, de modo a transportar da forma mais adequada, ágil e protegida, e ainda possibilitar a colocação na posição correta. Seu ponto positivo está na flexibilidade de cumprir o percurso e permitir fazer apropriadamente a carga e descarga dos materiais.

Embalagens

Os invólucros e recipientes que vão conter os produtos a serem transportados para o cliente ou consumidor devem levar em conta aspectos diversos, como a manipulação dos produtos não só dentro do local de armazenamento, mas também durante o transporte realizado até o endereço de destino. O principal objetivo das embalagens é desempenhar bem o resguardo do produto que está inserido em suas paredes e divisórias, de modo a garantir a segurança ao longo de toda sua movimentação. Desta forma, há a embalagem primária, que tem por meta justamente proteger, identificar e informar as características do produto comercializado, e há também a embalagem secundária, que reúne as embalagens primárias, contendo os produtos, em unidades coesas, facilitando o transporte e a comercialização sem perdas ou avarias nos artigos vendidos.

Estruturas de armazenagem

Objetos e artefatos diversos que possibilitam a boa administração do espaço necessário para manter os estoques, o que abrange porta-paletes, racks, gavetas e perfis em “L” ou “U”, além de tubos modulares e perfurados, que formam, quando montados, estantes, berços e outros recursos para sustentar o peso das cargas.

Dependendo da quantidade e dos formatos dos produtos que vai comercializar, esses veículos e equipamentos podem variar bastante em seu galpão. Você já está montando seu acervo de itens? Já pesquisou o que comprar e onde investir a fim de preencher sua logística da melhor forma possível, em via de satisfazer seus clientes? Saiba que você também pode alugar todo esse material!

Tem alguma dúvida? Comente!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *