Equipamentos de movimentação de materiais: saiba quais são os tipos

  1. equipamentos-logistica

Dentre os inúmeros ramos da Logística, está a movimentação de materiais. Para se ter uma ideia da importância do setor, os gastos com essa movimentação representam entre 15 e 70% dos custos totais de um produto.

Ela é uma das atividades que servem de apoio para se atingir o nível de serviço desejado e outros benefícios para a empresa, e deve ser levada em consideração no layout do negócio: a área pode ocupar 55% de todo o espaço fabril. Nesse sentido, o layout deve obter o relacionamento mais eficiente e econômico entre pessoal, equipamentos e materiais que se movimentam: reduzir distâncias, racionalizar o espaço e manter a segurança dos trabalhadores deve fazer parte desse sistema.

Outro aspecto que vale a pena ser citado é que o mau aproveitamento do espaço denota um comportamento antieconômico. Isso porque a função dos equipamentos de armazenagem é a otimização na movimentação de cargas a fim de obter benefícios como a redução do custo homem/hora e da manutenção do inventário e seu controle, bem como manter a rapidez na estocagem e movimentação das cargas, aproveitando melhor o espaço. Diante deste contexto, em linhas gerais, existem 6 tipos de equipamentos de movimentação de materiais: veículos industriais, equipamentos de elevação e transferência; transportadores contínuos, embalagens, recipientes e unitizadores e, por fim, estruturas para armazenagem. Dentre os tipos citados, listamos aqui os mais comuns. Acompanhe:

Paleteira

Por meio de uma alavanca, o deslocamento da paleteira é feito para arranjar as mercadorias. O equipamento pode ser manual, com capacidade de carga de até 4.500 kg, ou do tipo elevadora (muito utilizada em depósitos de alimentos) com capacidade de 1.400 a 3.600kg.

Empilhadeira

As empilhadeiras são utilizadas para mover materiais na horizontal e na vertical, e transportam pallets por meio de suas lâminas de garfos. Assim, é possível empilhar e movimentar vários itens de uma só vez. Vale ressaltar que comprar ou locar (muitas vezes, alugar o equipamento é a alternativa mais viável e econômica) a empilhadeira ideal vai da necessidade de operação. Características como estabilidade estática e dinâmica com máxima carga, velocidade de elevação e descida, habilidade de vencer rampas, curvas e outros obstáculos devem ser observadas. A empilhadeira entra na categoria dos veículos industriais, cuja função é transportar ou manobrar.

Comboios

Os comboios são utilizados para rebocar vagonetas. A principal vantagem desses equipamentos é que são econômicos para volumes maiores que devem ser movidos por maiores distâncias.

Esteira transportadora

Tanto no recebimento como na expedição, é o equipamento básico de separação de pedidos.

Transportadora de roletes

A carga e descarga das mercadorias no caminhão fica muito mais fácil de ser realizada com esse equipamento, graças a um sistema de acionamento por energia ou gravidade.

Transelevadores

Os transelevadores são Ideais para passagens estreitas, como a retirada de materiais em estantes.

Guindastes

Os guidastes garantem agilidade e segurança na movimentação de cargas extremamente pesadas.

Embalagem

O processo de embalar um produto também faz parte de sua movimentação, já que é a fase preparatória para tal. As embalagens devem visar a proteção da mercadoria durante o transporte, movimentação, armazenagem, comercialização e consumo.

Pórticos

Os pórticos operam sobre a área de armazenagem e, portanto, não necessitam de corredores. São equipamentos capazes de mover cargas extremamente pesadas com agilidade e segurança.

E aí, gostou das informações? Com quais equipamentos de movimentação de materiais você conta no seu negócio? É importante reforçar, como já mencionamos no artigo, que a locação de equipamentos é a alternativa mais vantajosa em muitos casos. Conheça nossas soluções em locação e entre em contato conosco através dos comentários para tirar suas dúvidas sobre a questão!

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Sugiro retirar a menção de embalagem desse artigo, pois parece que a embalagem está sendo considerada equipamento de movimentação. Inclusive, uma pesquisa realizada por meus alunos a seu site, gerou essa discussão em aula. O que foi até proveitosa para explicar a importância de uma embalagem segura para movimentação. Mas pode causar interpretações equivocadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *