Entenda por que você deve fazer um projeto logístico

  1. entenda-por-que-voce-deve-fazer-um-projeto-logistico.jpeg

As empresas, para crescerem, devem considerar diversos pontos, entre eles um bom planejamento. Nesse sentido, o projeto logístico é muito importante e decisivo para a ascensão do negócio e o aumento do seu potencial competitivo.

Isso porque a logística é fundamental para a empresa, já que envolve transporte, armazenagem e distribuição de produtos. Sem a gestão logística adequada, o empreendedor se perde em meio às diferentes operações, uma vez que esse processo é responsável pelo elo entre diversas fases da cadeia produtiva.

Por isso, fazer um projeto logístico será um diferencial positivo para seu negócio. Conheça abaixo mais sobre como administrar esse processo da melhor forma!

A importância da opinião do cliente

Sem dúvida, a opinião do cliente é importante para sua empresa. Você também é cliente de outras empresas, o que espera delas? Ser bem atendido, usufruir de boas condições de pagamento, receber sua mercadoria no prazo (ou mesmo com antecedência) e em boas condições (produto de qualidade) — essas são as metas de toda companhia.

Dessa forma, a logística desempenha um papel fundamental para que esses objetivos sejam alcançados. A correta gestão dos processos logísticos vai garantir que o pedido seja entregue no prazo e nas condições desejadas pelo cliente.

O que é preciso para fazer um bom projeto logístico

Para realizar um projeto eficiente, é preciso contar com o apoio de sua equipe, treiná-la o suficiente para que atenda as exigências do mercado e do público consumidor e, com isso, conseguir enfrentar e superar as dificuldades logísticas:

  • otimizar tempo,
  • garantir qualidade,
  • acelerar a entrega,
  • elaborar rotas eficientes, 
  • reduzir custos
  • e assim por diante.

A automatização dos processos também vai otimizar seu projeto, já que sistemas e softwares diminuem a possibilidades de erros, melhoram o fluxo de informações e dinamizam e agilizam o fluxo de trabalho, influenciando de forma positiva a qualidade e o valor entregues ao cliente.

Bons profissionais especializados, que se dedicam à execução de projetos logísticos, poderão orientar sobre o melhor caminho a seguir, na elaboração de estratégias e metas e na aplicação adequada delas. Hoje em dia, os serviços de consultoria, orientação e suporte contribuem para melhorar o desempenho das empresas.

Tipos de planejamento

O planejamento estratégico

O planejamento estratégico envolve a empresa como uma unidade. Seu objetivo é avaliar se aquilo que foi traçado está sendo cumprido e alcançado. Trata-se de padronizar a qualidade dos produtos que a empresa oferece e atentar para que as metas sejam realizadas.

Por suas características, o planejamento estratégico tem longa duração e apresenta resultados a longo prazo. Portanto, recomenda-se ao gestor sempre reavaliá-lo, ajudando as estratégias quando necessário.

O planejamento tático

Ele direciona a utilização adequada dos recursos disponíveis de forma a satisfazer o cliente com os custos mais baixos possíveis (redução de custos acompanhada do aumento da qualidade de atendimento). Diferentemente do planejamento estratégico, o tático envolve um prazo médio, cujos resultados devem ser sentidos em menos de 1 ano.

O planejamento operacional

Por fim, chegamos ao planejamento operacional que, dentro de um projeto logístico, considera como estão sendo executadas as atividades não administrativas da empresa. Dessa forma, as movimentações do estoque (entrada, saída, perda de mercadorias), o cancelamento de pedidos, a avaria de máquinas e outros equipamentos são considerados para otimizar a realização das operações de rotina, resultando na melhor produtividade diária. Nesse sentido, o planejamento operacional contempla um prazo curto, cujos efeitos são imediatos.  

A síntese de um projeto logístico

Um projeto logístico bem elaborado visa ao melhor gerenciamento de estoque, à melhor performance de um centro de distribuição, à escolha do melhor objetivo. Trabalha com o gerenciamento de riscos, antevendo imprevistos e problemas e desenvolvendo formas de evitá-los ou resolvê-los.

O resultado disso tudo é que a empresa consegue satisfazer ainda mais o cliente, entregando a mercadoria em tempo menor e com atendimento especializado.

Para receber mais novidades sobre logística, assine a nossa newsletter!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *