Entenda por que a logística é tão importante para a sua empresa!

  1. entenda-por-que-a-logistica-e-tao-importante-para-a-sua-empresa.jpeg

No mercado atual, clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada. Criar vantagens competitivas é um fator indispensável para o sucesso empresarial. Para isso, a estratégia dos negócios deve incluir uma boa gestão da logística, que é responsável pela eficiência dos processos de uma empresa desde a fonte fornecedora de matéria-prima até o consumidor final. Listamos, abaixo, três motivos que explicam a importância da logística. Acompanhe!

1) A gestão da logística ajuda a cumprir prazos

O tempo decorrido do início ao fim de cada processo é sempre levado em conta na logística para atender aos clientes em tempo hábil. Isso porque uma boa gestão logística proporciona agilidade à cadeia produtiva, o que garante o cumprimento de prazos e também aumenta a produtividade da empresa.

Quando se trata de movimentação de produtos, a logística eficiente busca as melhores formas de armazenar, estocar, embalar e transportar materiais, por exemplo, levando sempre em conta a otimização do tempo envolvido.

Isso é possível a partir da análise de fatores como a localização da empresa em relação à matéria-prima e aos seus clientes, por exemplo. A proximidade entre esses pontos é um dos pontos que interfere positivamente na agilidade do transporte de produtos, mas a distância entre eles pode ser compensada, em certa medida, a partir de boas estratégias de logística.  

E não é só a movimentação física de materiais que está em jogo. A logística também atua na movimentação de informações, fazendo uso da tecnologia para acelerar a troca de informações entre clientes e parceiros operacionais, por exemplo.

2)  A gestão da logística reduz custos

A chegada dos insumos às empresas até a distribuição dos produtos finais aos consumidores é um processo que envolve vários custos. Algumas atividades dessa cadeia produtiva, como o transporte, podem gerar gastos significativos em relação ao custo final do produto ou serviço. Mas uma boa gestão logística vem justamente para reverter esse quadro.

A logística não é só a movimentação de materiais de um lado para outro, mas a administração financeira de cada processo operacional e a tomada de decisões estratégicas que visam fornecer ao cliente um produto ou serviço de qualidade, ao menor custo possível.

Com a implementação de uma logística eficiente, é possível sanar gastos com armazenagem desnecessários, escolher os melhores tipos de transporte, tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis e evitar desperdício, incentivando o reaproveitamento de materiais, por exemplo.

Um bom planejamento para a distribuição de produtos é outro cuidado logístico que resulta em menores custos. Além disso, até mesmo perdas financeiras por processos judiciais podem ser evitadas com a gestão logística de qualidade.

3) A gestão da logística permite elaborar projetos customizados

Uma única empresa atende a diferentes clientes simultaneamente. Isso pode ser um desafio, pois suas necessidades e exigências são diferentes. Mas a operação logística se flexibiliza justamente para atender a mercados conforme suas demandas e estruturas próprias, elaborando projetos customizados.

A partir da inteligência logística, é possível desenvolver estratégias de armazenagem e distribuição específicas para as necessidades de um cliente, por exemplo. Ou seja, toda a cadeia produtiva pode ser otimizada para a efetividade de uma demanda.

A importância da logística ser flexível também está no fato de poder se adaptar a situações imprevistas que muitas vezes o mercado exige. Afinal, clientes procuram, cada vez mais, serviços e produtos diferenciados em meio à gama de opções que o mercado disponibiliza e as empresas precisam, muitas vezes, acompanhar suas demandas!

Mantendo um bom gerenciamento de logística na sua empresa, é possível evitar perdas de faturamento e conquistar a preferência de seus clientes com o produto de qualidade que será oferecido. Concorda? Compartilhe em suas redes sociais para que mais gente possa entender a importância da logística!

Comentários

comentários

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *