Entenda o que é logística integrada

  1. entenda-o-que-e-logistica-integrada.jpeg

As transformações tecnológicas e operacionais dos últimos anos, principalmente no final do século XX, influenciaram também numa mudança na mentalidade das empresas, dos processos e dos serviços por elas prestados. As instituições passaram a buscar maior agilidade em suas atividades, reduzindo custos e otimizando o lucro. Contudo, seus clientes também precisam ter uma experiência de compra inesquecível, com respostas rápidas e um contato direto eficiente. É dentro deste cenário que apresentaremos neste post o que é logística integrada.

Aplicação da logística integrada

Neste contexto, todas as operações logísticas de uma empresa serão geridas por meio de sistemas de inteligência que conseguem administrar o fluxo logístico de determinada organização com o máximo de eficiência. Esses sistemas operacionalizam todo o tráfego de informações e de materiais das empresas, desde o fornecimento dos insumos mais simples até a verificação da experiência que o cliente teve durante a prestação do serviço.

Estudo dos sistemas e dos processos

A análise global dos processos é essencial em logística integrada. O objetivo desta visão é de que sejam consideradas todas as relações entre cada parte do processo, não só o todo ou alguma parte. Esta nova abordagem abriu espaço para um planejamento integrado, em relação aos custos de transporte, aos custos de estocagem, aos custos de armazenagem e às decisões que serão tomadas, que se relacionam ao custo total. A seguir, apresentaremos algumas áreas da logística integrada.

Administração dos materiais

Essa área cuida das operações ligadas ao fluxo de mercadorias e ao fluxo de informações durante todo o processo. Ela lida com o planejamento, o ordenamento, a coordenação e o controle das tarefas necessárias para garantir a qualidade das atividades de uma organização. O objetivos é o de reduzir custos, dar rotatividade aos estoques, garantir um bom relacionamento com os fornecedores, melhorar o aprimoramento da mão de obra, entre outros.

Movimentação dos materiais

A movimentação não se limita apenas a mover mercadorias, encaixotar e armazenar, para garantir o transporte dos materiais que estão sendo processados. Ela assegura o abastecimento preciso da linha de produção sem excessos ou faltas e administra o trabalho em tempo hábil, aproveitando ao máximo a capacidade suportada por uma instalação.

Entregando para o consumidor

A distribuição física marca um dos últimos pontos para finalizar os procedimentos. O objetivo é transferir os bens produzidos do local de fabricação para o local solicitado, seja um ponto de venda ou o consumidor final, com agilidade, bom preço e qualidade. Esta fase deve se preocupar em dar condições comerciais para o produto, da forma que idealizado nas etapas anteriores e na fase do planejamento.

Integração entre logística e marketing

Além de trabalhar com o caráter operacional da cadeia logística, a logística integrada utiliza instrumentos e estratégias de marketing, que agregam mais valores aos serviços e que fazem parte das estratégias e das metas empresariais. Por meio de uma interface entre ambos, é possível revisar o desempenho da previsão, estabelecer mudanças nas metas, discutir problemas de abastecimento, analisar a condição do estoque de segurança para diferentes produtos.

Os 4 Ps na logística integrada

As quatro variáveis do Marketing Mix são fundamentais para complementar o que é logística integrada: Produto, preço, promoção e praça. No que diz respeito ao produto, é observada a linha, a qualidade, a marca, a embalagem e o desejo do cliente. Em relação ao preço, deve-se observar o nicho de mercado, ofertas, descontos e facilidades para pagamento. A promoção está relacionada às estratégias de divulgação. Onde e quando a propaganda será feita e o padrão do mercado para expor o produto. A praça diz respeito à disponibilidade de adquirir o produto, online ou fisicamente.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *