Entenda como a sustentabilidade afeta a logística da empresa

  1. entenda-como-a-sustentabilidade-afeta-a-logistica-da-empresa.jpeg

Vivemos em uma época em que se fala muito em economia sustentável e preservação do meio ambiente. A empresa ecologicamente correta é aquela que adere ao movimento de economia sustentabilidade, aplicando boas práticas sustentáveis de produção, tanto no ciclo operacional quanto nas suas operações em geral.

Não sabe o que sustentabilidade e logística podem ter a ver? Conheça mais sobre sustentabilidade e a importância que esse fator traz para a logística de uma empresa!

O que é sustentabilidade

Sustentabilidade é o nome que se dá ao conjunto de práticas que visam atender às necessidades atuais da humanidade sem comprometer seriamente os recursos naturais, permitindo que gerações posteriores também possam fazer uso deles.

Busca-se agora um processo inverso ao caminho que vinha sendo adotado: ao invés de a economia contribuir para acelerar a destruição da natureza, as empresas e indústrias devem participar de ações para otimizar o progresso financeiro e tecnológico com o mínimo de agressões ao meio ambiente, mostrando que é possível o desenvolvimento econômico sustentável.

As empresas sustentáveis de sucesso

Veja agora algumas empresas sustentáveis de 2016:

  • BMW, empresa automotiva alemão, que se destacou nos setores de energia, redução no consumo de água e resíduos e tirou nota máxima em “bônus por desempenho” (está em primeiro lugar com uma pontuação de 80,10%);
  • L’Óreal, empresa francesa que fabrica produtos de uso pessoal, ficou em 14º lugar, com uma pontuação de 70%;
  • Koninklijke Philips, conglomerados industriais da Holanda (portanto, empresas que, segundo o pensamento tradicional, exigem a exploração mais intensa de recursos naturais), ocupando a 22ª posição e com uma pontuação de 67,90%;
  • A famosa empresa farmacêutica norte-americana Johnson & Johnson também está na lista, ocupando a 59ª posição e uma pontuação de 61%;
  • A Natura, empresa brasileira de cosméticos, ocupa a 61ª posição e conseguiu uma pontuação de 60,70%;
  • Outra empresa brasileira que se destacou foi o Banco do Brasil, ocupando a 75ª posição e com uma pontuação de 58,8%;
  • Em centésimo e último lugar, está a empresa francesa de equipamentos de saúde Essilor International, com uma pontuação de 48,60%.

A lista com todas as empresas (The Global 100) foi divulgada pela publicação canadense Corporate Knights, especializada em desenvolvimento sustentável, e pode ser conferida na íntegra no site da Exame.com.

A sustentabilidade e a redução de custos

A área de logística já vem incorporando o conceito de sustentabilidade há algum tempo, coordenando todas as suas operações de modo a atender as necessidades dos clientes a um custo reduzido, sendo os custos baseados, não apenas no fator econômico, mas nos efeitos ambientais e sociais dessas atividades.

O gestor que acredita que a logística sustentável implica em gastos maiores, contrariando o princípio fundamental da redução de custos, está incorrendo em erro. Isso porque a logística sustentável pode mesmo contribuir para a economia empresarial, principalmente em relação a multas e embargos no ciclo produtivo por práticas ambientalmente nocivas – a lei é rigorosa para os que não se adequam ao novo modelo econômico.

As estratégias de sustentabilidade

A logística reversa é uma maneira de a empresa se tornar sustentável e conscientizar o consumidor sobre a importância desse conceito. O descarte do produto final no término de seu ciclo de vida é feito nas lojas de varejo e encaminhados para a destinação mais adequada, como recuperação ou reciclagem.

O parque logístico é outra estratégia. Nele são compartilhados serviços de água, luz, equipamentos. A luz natural é mais bem aproveitada, pratica-se a economia dos recursos hídricos e são oferecidos serviços suplementares ecologicamente viáveis.

Empresa sustentável é empresa (mais) valorizada

Empresas que exibem uma logística sustentável gozam de elevado diferencial competitivo, principalmente no exterior, onde o conceito de sustentabilidade já é estabelecido.  Alguns países podem mesmo proibir a entrada de empresas que não apresentam logística sustentável.

Uma organização sustentável reduz custos e aumenta seu potencial competitivo, valorizando sua imagem no mercado nacional e internacional.

Sua empresa já adota práticas logísticas sustentáveis? Deixe seu comentário!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *