Entenda a importância do planejamento logístico para PMEs!

Quando pensamos em empresas de pequeno e médio porte, não percebemos a grande importância que um bom planejamento logístico e as vantagens que ele pode trazer para a estrutura delas como um todo. Mas não devemos desprezar um aliado tão poderoso no que se refere à agilidade, bom atendimento e redução de custos operacionais.

Por mais que a empresa não seja um grande organização, ainda é preciso que haja um maior controle nos processos que ela executa. Com esse planejamento, todo o trabalho desenvolvido por ela se torna mais seguro e prático. Quer entender por quê? Continue lendo!

Planejamento logístico é tudo

Contando com um maior controle logístico, a empresa passa a ter uma grande autonomia na tomada de decisões e pode resolver problemas cotidianos com a maior velocidade possível sem comprometer a sua produção, além de identificar outros possíveis problemas mais graves. Isso evita a parada de algum setor da empresa ou que ela sofra com atrasos no processo produtivo. Assim, ela minimiza o impacto causado por esses inconvenientes ao cliente, que muitas vezes nem o percebe.

A empresa, tendo uma visão geral de cada atividade, saberá exatamente onde cada veículo ou mercadoria está, trazendo um maior controle de cada etapa do processo. Além disso, ela poderá contar com uma maior segurança, que se estende aos colaboradores e até Às mercadorias que estão sendo transportadas.

A roteirização das linhas ajuda muito com a redução do retrabalho, pois o percurso é dividido em rotas que otimizam as entregas. A partir da revisão do percurso, é possível eliminar os desvios não programados, encontrar um caminho mais curto e sem trânsito ou outros obstáculos que podem gerar atrasos e ter um maior controle sobre os funcionários.

Ao avaliar as mercadorias, há um maior aproveitamento do espaço dos veículos e, melhorando a acomodação delas, é possível eliminar viagens desnecessárias.

A implantação de um software ajuda no planejamento

Um bom software é de grande ajuda no processo de controle. Com ele, é possível ter uma maior visão de todos os setores da empresa e um controle mais prático dos processos executados por ela.

Com o uso de um software temos também grandes vantagens em relação aos estoques, pois é possível ter um controle detalhado de todas as informações dos produtos, que vão desde a data da compra até as especificações técnicas ou validade. Você também consegue, a partir dele, saber a localização de cada um dos produtos no depósito, ajudando muito no controle de entrada e saída de mercadorias e eliminando a necessidade de uma contagem manual ou de ir pessoalmente ao depósito a fim de checar se determinado produto está disponível.

Além de benefícios como redução de custos, otimização de estoque, maior segurança e atendimentos mais dinâmicos, um bom planejamento logístico afeta positivamente também a credibilidade da empresa. Assim, para passar uma boa imagem a seus possíveis clientes, é preciso utilizar o máximo das ferramentas disponíveis, para valorizando o atendimento e demonstrar a qualidade que a sua marca possui!

E então, pronto para começar a fazer o planejamento logístico de sua empresa? Acha que vale a pena? Aproveite para conhecer e curtir nossa página no Facebook!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *