Dicas práticas para ajudar na locação de equipamentos de logística

  1. dicas-locacao-equipamentos

Na gestão logística, os produtos comercializados e trasladados por sua empresa precisam, obviamente, ser movimentados, controlados e muito bem armazenados, do início ao fim do processo, a fim de que os itens cheguem adequadamente aos endereços de destino dos clientes. Isso tudo devidamente dentro dos prazos estipulados, sem grandes perdas de materiais e com os menores custos possíveis para o empreendimento.

Para que isso aconteça, o gestor precisa investir na implementação das melhores técnicas logísticas, além de conhecer quais equipamentos são importantes para que sua cadeia de abastecimento seja otimizada e adequadamente monitorada. Mas quais seriam essas práticas? Pois confira nosso post e conheça agora mesmo algumas valiosas dicas para que você consiga definir com maior rigor quais equipamentos são realmente necessários em cada conjunto operacional de seu negócio. Então vamos lá?

Para a movimentação do estoque

O primeiro passo para se determinar de quais equipamentos precisa é avaliar o galpão ou o espaço onde vai fazer seu armazenamento, bem como entender o volume de artigos que são movimentados diariamente. Com essa avaliação em mãos, você passará a ter elementos para elaborar um melhor trânsito operacional, resolver questões de acessibilidade e saber quais seriam os aparelhos ideais para sua demanda.

Existem, basicamente, três categorias de equipamentos de movimentação de produtos no estoque. Os veículos industriais movimentam cargas não contínuas em deslocamentos curtos ou médios — como os carrinhos, as empilhadeiras e os rebocadores. Já para os produtos que precisam de transporte ininterrupto há os transportadores contínuos, destinados a percursos fixos, mas de várias distâncias. Você deve considerar, ainda, os equipamentos de elevação e transferência — como guindastes, pontes e pórticos —, a fim de transferir materiais pesados e volumosos em curtas distâncias.

Vale a pena solicitar a uma empresa especializada seu catálogo de equipamentos para descobrir quais seriam os itens certos para o manuseio dos materiais em seu contexto, devidamente ajustados às suas demandas, alugando as máquinas específicas de que precisa. Costuma ser possível, inclusive, testar os equipamentos por um determinado período, analisando os resultados sem se preocupar com sua manutenção. Considere aqueles que maximizam os processos de movimentação e otimizam percursos dentro do armazém, nas atividades de carregamento, descarga e condução para estocagem.

Para o controle do estoque

É essencial investir em uma solução informatizada para o correto monitoramento dos artigos em seu estoque. Deve-se ter um acompanhamento preciso a respeito do que entra e do que sai do depósito, de maneira que os recursos da empresa não fiquem imobilizados além do tempo necessário. Assim, pesquise no mercado os softwares que melhor atendam às especificidades do seu caso.

E não pense nesse extra pontual como uma despesa! Na verdade, o investimento feito com um controle mais rígido do seu estoque vai poupar muito mais logo adiante, além de evitar que você perca vendas por faltarem em seu acervo os produtos buscados pelos clientes em certas épocas.

Para o armazenamento

Depois de você decidir qual será o arranjo físico da sua área de estocagem, poderá escolher os equipamentos de armazenamento propriamente ditos — os tipos de embalagens primárias e secundárias, os pallets e estrados de madeira, os contêineres e outras demais estruturas. A correta gestão desse setor exige a boa administração da conservação dos estoques, de maneira que não haja perdas ou deteriorações dos produtos.

A seleção dos equipamentos para a cadeia logística de seu negócio não pode ser precipitada, a fim de se garantir a eficiência e a otimização tanto do galpão como de seu estoque. Então comece já seu planejamento!

Agora comente aqui e nos conte: como é o processo de escolha dos equipamentos para atenderem à sua logística? Compartilhe suas experiências conosco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *