Confira erros de logística que devem ser evitados

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A logística tem como objetivo garantir um bom funcionamento na cadeia, para que cada etapa seja concluída com eficiência e organização. Caso contrário ela poderá interferir e afetar outros processos no negócio, gerando cancelamento de vendas, perda de faturamento e aumento dos custos.

E para que isso não aconteça é necessário evitar alguns erros de logística que acabam ocorrendo no processo do dia a dia. Confira logo abaixo e veja como você pode evitá-los!

Não fazer um gerenciamento de estoque eficiente

O estoque é um fator muito importante para logística e desse modo ele precisa estar bem controlado e organizado, para que a empresa possa atender seus clientes de maneira eficiente.

Na ausência de um gerenciamento de estoque ocorrem alguns erros, que afetam o dia a dia e comprometem a entrega ao cliente, como: falta de matéria prima para produção de um determinado item, não ter acuracidade do estoque – a mercadoria é vendida e não tem disponibilidade, produtos sem identificação no armazenamento, entre outros.

Realize inventários cíclicos para garantir os produtos disponíveis no estoque, faça sempre um estoque de segurança das principais matérias primas do processo produtivo, crie identificação para cada tipo de produto e implante um software que auxilie na gestão.  

Não planejar a logística reversa

Um dos erros de logística mais cometido pelas empresas é não planejar a logística reversa. Confira abaixo quando ela é necessária:

  • Devoluções e troca de produtos – ocorre com frequência no e-commerce;  
  • Retorno de embalagem para empresa – há casos que os produtos são enviados com embalagens que serão reutilizadas na próxima compra;
  • Reciclagem – responsabilidade da empresa em alguns produtos;
  • Reúso do produto.

É importante que a empresa crie um processo de retorno desses produtos, uma boa dica é negociar com os próprios transportadores um frete diferenciado com um custo menor.

Não escolher o modal de transporte adequado

É necessário se preocupar na hora da escolha do transporte que será enviado o produto. Transportes mal dimensionados podem gerar uma dor de cabeça para empresa e para sua clientela.

Para evitar contratempos desnecessários é importante conhecer algumas características do seu cliente como:

  • Capacidade de recebimento do produto – o cliente possui docas e equipamentos especializados para descarga;
  • Localização do cliente – dependendo da localização, alguns veículos não são permitidos transitarem em certos horários;
  • Prazos de entrega – o transporte escolhido atende o prazo acordado;
  • Custo do transporte – é necessário analisar os custos, pois um transporte mal dimensionado pode trazer prejuízo para o negócio.

Não cumprir o prazo acordado

Uma das principais causas de perda de clientes para concorrência é não entregar a mercadoria no prazo. Muitas empresas terceirizam seus fornecedores de transporte e, portanto, depende deles no cumprimento dos prazos acordados.

Uma boa alternativa é definir com os transportadores um SLA –  sigla de Service Level Agreement, que significa “Acordo de Nível de Serviço, para cada destino e caso não seja cumprido realizar alguma penalização. Outro ponto é contratar transportadoras que possuam sistema de rastreamento, pois caso ocorra algum problema você conseguirá se antecipar, tomar alguma ação e informar o cliente.  

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