Como trabalhar com empresas 3PL e 4PL?

  1. como-trabalhar-com-empresas-3pl-e-4pl-1546

3PLs e 4PLs são empresas terceirizadas cuja função é agregar valor ao produto ou serviço durante as diferentes fases da cadeia de abastecimento (controle de estoque, armazenagem, transporte e serviço pós-venda). Este post vai abordar de forma sucinta como trabalhar com as empresas 3PL e 4PL, quais são as suas funções e como se desenvolvem as operações logísticas entre esses dois tipos de organização!

Função das empresas 3PLs

As empresas 3PLs (Third Party Logistics) são empresas terceirizadas que administram todos os elementos fundamentais de ligação na cadeia de abastecimento do cliente por ordem de prioridade. Primeiramente, seu foco é o transporte e o armazenamento, seguido da gestão dos centros de distribuição, que podem ser adequados às necessidades do cliente.

Categorias das empresas 3PLs

Há quatro categorias de modos de funcionamento dessas empresas:

Forma padrão (standard)

Essa é a forma básica de empresas 3PLs. Efetuam as operações logísticas fundamentais, como coleta, empacotamento, armazenamento e distribuição. De qualquer modo, essas 3PLs não estão limitadas apenas a essas atividades, podendo executar mesmo outras atividades prioritárias.

Forma de desenvolvimento de serviços

Essa categoria desenvolve atividades de valor agregado mais avançadas, como cross-docking (sistema de distribuição em que a mercadoria recebida não é estocada, mas preparada de imediato para o carregamento da entrega), tracking (rastreamento, ou seja, acompanhamento da mercadoria em seu trânsito até o consumidor final) e segurança personalizada.Esses serviços exigem da 3PL maior dedicação e serviços tecnológicos de informação mais desenvolvidos.

Forma de adaptação ao cliente

As empresas, a pedido do próprio cliente, gerem integralmente algumas atividades logísticas da empresa. Nesse caso, não há serviço novo, mas a 3PL aperfeiçoa a logística do cliente.

Forma de desenvolvimento do cliente

É o mais elevado nível que uma empresa 3PL pode atingir. Acontece quando a empresa integra-se ao cliente e assume por completo todas as atividades logísticas dele. Uma características das 3PLs dessa categoria é o número reduzido de clientes, mas o desenvolvimento de tarefas bem mais trabalhosas e detalhadas.

Função das empresas 4PLs

As empresas 4PLs (Fourth Party Logistics), conhecidas como empresas quarteirizadas, têm como função a gestão das 3PLs. Essa necessidade surgiu durante a década de 90 com o complexo desenvolvimento da gestão das cadeias de abastecimento aliado ao avanço tecnológico da informação e comunicação. Diante desse quadro de complexidade e desenvolvimento tecnológico, as 4PLs destacaram-se como organizações com capacidade suficiente para gerir todas as ligações entre fornecedor, 3PL e consumidor.

Modelo joint venture

Joint venture é um modelo marcante de 4PL, no qual o cliente oferece participação acionária e transfere os seus ativos logísticos para a joint venture. Assim, a equipe que dirige o sistema logístico se muda para a empresa.

Componentes de uma 4PL

Independentemente do modelo adotado, uma 4PL deve dispor de:

  • Arquitetura de sistemas;
  • Habilidade de integração entre os sistemas;
  • Capacidade para uso da informação em toda a rede;
  • Acesso aos melhores provedores.

Conceitos complementares

O fornecedor é, nessa rede de ligações, o 1PL (First Party Logistcs) e o consumidor é o 2PL (Second Party Logistcs), o princípio e o fim de toda a cadeia. Conceitos mais recentes vêm sendo discutidos, como 5PL e 7PL. 5PL seria a empresa cuja função é gerir as 3PL e 4PL enquanto 7PL (3PL + 4PL) ainda é uma conceito indefinido, mas que procura explicar a união de empresas 3PL e 4PL para desempenharem suas funções em conjunto.

Como desenvolve a atividade logística de sua empresa? O que você pensa sobre o aproveitamento das empresas 3PL e 4PL? E sobre os conceitos que preenchem as lacunas? Compartilhe suas opiniões nos comentários. Curta também a nossa página no Facebook, e fique por dentro de novidades na área de logística!

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *