Como reduzir custos com frete?

  1. como-reduzir-o-custo-de-frete

Muitos gestores, além de sofrerem a pressão para entregar resultados cada vez melhores, também precisam lidar constantemente com o estresse para conseguir promover ações que resultem em redução de custos. No que diz respeito ao faturamento da logística, o desafio se resume basicamente a reduzir custos com frete, uma vez que essa conta é responsável por comprometer a maior fatia da receita. Mas como exatamente conseguir essa façanha? Pois separamos no post de hoje 5 dicas valiosíssimas que certamente o ajudarão a reduzir custos com frete por meio de uma gestão otimizada e voltada para boas práticas na empresa. Quer saber mais? Acompanhe:

Priorize transportes com preço acessível

Isso quer dizer, basicamente, que o frete aéreo deve ser evitado a todo custo, sendo reservado somente para casos de muita urgência na entrega. Algumas empresas optam pelo frete aéreo para entregar em regiões mais afastadas, quando na verdade existem operadores logísticos que possuem uma sistematização devidamente estruturada, conseguindo entregar nos mesmos locais sem comprometer os níveis de serviço de entrega e por um custo bem menor do que o praticado pelo modal aéreo.

Otimize o planejamento das rotas

O planejamento antecipado das rotas permite que o caminho até as entregas seja otimizado de acordo com o trânsito e as condições da via, levando em consideração qual rota é a melhor no que diz respeito a tempo e custos da viagem. Portanto, é melhor planejar as rotas com alguma antecedência, visualizando todas as variáveis que envolvem o transporte, do que deixar que o próprio motorista faça o caminho como bem entender.

Contrate fornecedores de confiança

Se sua entrega é terceirizada, o ideal é escolher somente um fornecedor de confiança e que preferencialmente ofereça preços competitivos para levar todas as suas cargas. Assim é possível obter preços e prazos bem mais satisfatórios, dado o poder de barganha conquistado. Mas é importante lembrar de estabelecer cláusulas que o resguardem caso as exigências do contrato sejam descumpridas pelo fornecedor, ok? Melhor prevenir que remediar!

Procure agendar as entregas com os clientes

Sempre que possível, negocie para que as entregas sejam agendadas. Isso porque alguns clientes compram volumes bem pequenos, que elevariam consideravelmente os custos do transporte caso a rota precise ser adaptada para realizar especificamente essa entrega. É sua deixa para negociar datas de entregas com seus clientes. Assim você pode planejar suas rotas otimizadas de acordo com o volume de entrega por região, sem comprometer os custos com o frete.

Analise e planeje os custos com frete

Para conseguir qualquer redução de custos ou melhoria nos processos, primeiramente é necessário analisar e planejar a operação. Para isso, além de fazer as rotas otimizadas, é necessário analisar os padrões de entrega e verificar quais pontos podem ser melhorados, de modo a eliminar os gargalos. Somente com o planejamento será possível adequar a operação para que os custos e desperdícios sejam reduzidos, ao mesmo tempo em que os processos são melhorados. Não se esqueça que a redução dos custos com frete não pode impactar na qualidade do serviço de transporte!

A redução de custos é necessária para que as empresas consigam se manter competitivas no mercado e alcancem uma fatia de lucro cada vez maior. No entanto, os critérios utilizados para essa redução devem ser estudados de forma bem aprofundada, para que as ações não comprometam a qualidade e o nível do serviço. Lembre-se de que quando as empresas analisam apenas o viés do custo, é muito comum que aconteçam problemas — como no caso de empresas que optam por contratar transportadores com um preço bem abaixo do mercado, mas perdem em prazos de entrega, em avarias das embalagens e dos produtos e na satisfação dos clientes. Então pense bem antes de tomar providências!

Agora nos conte: que medidas você adota em sua empresa para promover a redução de custos com frete? Deseja contribuir com alguma dica que não citamos aqui? Não deixe de expressar suas opiniões nos comentários e de ver também nossas 5 dicas para diminuir os custos de logística na sua empresa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *