Como otimizar a logística em tempos de crise?

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A crise econômica que se instaurou no país tem feito muitas empresas sofrerem com queda no faturamento e resultados bem aquém do planejado. Com isso, muitos gestores se veem obrigados a buscar alternativas para otimizar as operações e conseguir contornar os problemas.

No artigo de hoje vamos falar sobre como aprimorar a logística em tempos de crise, apontando algumas novas soluções a serem adotadas na rotina e que, em alguns casos, proporcionam benefícios já em curto prazo. Confira!

Reduzindo gastos supérfluos

Apesar de os custos serem necessários para a empresa manter suas operações, eles são os principais vilões da lucratividade de um negócio. Para gerir, de forma eficiente, a logística em tempos de crise, é fundamental fazer uma revisão de orçamento e identificar quais gastos podem ser reduzidos – ou mesmo eliminados.

Treinando e capacitando a equipe

Quando é necessário ir além das necessidades dos clientes e se destacar no mercado, uma das melhores soluções está na qualificação. Para isso, vale a pena identificar quais são os pontos fracos dos colaboradores e oferecer cursos e treinamentos que ajudem a desenvolver as habilidades necessárias.

Com isso, é possível explorar um potencial ainda maior e melhorar os resultados. Porém, é preciso ter em mente que a equipe também precisa ser motivada e engajada com os processos – isso faz com que também seja necessário desenvolver uma liderança bem estruturada.

Mapeando e otimizando processos

Outra forma bastante eficaz de otimizar a logística em tempos de crise é por meio da melhoria contínua dos processos. Isso é feito com a análise das metodologias de trabalho, identificação de falhas, desenho de um novo fluxo com a correção de possíveis gargalos  e a formalização.

Mesmo depois que os processos já estejam padronizados, vale a pena revisá-los periodicamente, buscando a causa raiz de cada problema e elaborando ações de correção.

Investindo em tecnologia

Quando se fala em crise, uma das ações imediatas é o corte de custos. Por isso, parece contraditório falar em investimento nessa situação. Contudo, a implantação de um sistema de gestão ajuda a modernizar as operações, garante maior agilidade, aumenta a produtividade, torna as informações mais seguras e confiáveis e ajuda – mesmo que indiretamente – na redução dos custos operacionais.

Além disso, muitas soluções permitem a geração de relatórios, que o gestor pode utilizar para avaliar seus resultados, identificar os focos de problemas e elaborar ações que visam solucionar essas questões. 

Adotando as melhores práticas

O benchmarking é um processo pelo qual a empresa estuda outros negócios – de preferência os concorrentes – e avalia quais são as práticas que contribuem para o sucesso. Feito isso, é realizada uma análise para verificar a viabilidade e quais mudanças serão necessárias para aplicar essas práticas no modelo de negócio da empresa.

Vale, também, procurar saber quais são os principais motivos de reclamações – atraso nas entregas, avarias, extravios, atendimento, entre outros – dos clientes desses concorrentes e ver como elas se encaixam nos processos e como as falhas podem ser corrigidas. Dessa forma, fica mais fácil otimizar a logística e atrair novos consumidores.

Existem diversas ações que podem ser adotadas para otimizar a logística em tempos de crise, e o gestor precisa estar atento às oportunidades de melhoria e às soluções que podem ser tomadas para aprimorar os processos. Em muitos casos, não é necessário realizar grandes investimentos ou elevar consideravelmente os custos: basta realizar algumas análises, fazer um planejamento baseado na realidade do negócio e adotar mudanças na rotina.

O que achou desse post? Tem alguma solução que você já adota em sua empresa e deseja compartilhar conosco? Utilize os comentários e participe da conversa!

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