Como o gerenciamento de ocorrências pode otimizar seu transporte

  1. gerenciamento-ocorrencia

Quem trabalha com logística sabe muito bem sobre a importância da assertividade na comunicação, da confiança nas informações e do cumprimento de prazos para que todas as etapas seguintes possam sair conforme o esperado. Apesar disso, acontecimentos alheios à vontade da equipe muitas vezes se colocam no caminho, dificultando ou até mesmo impedindo o perfeito andamento dos processos. E é aí que entra o gerenciamento de ocorrências, uma forma efetiva de ter mais controle sobre a logística como um todo.

Vale explicar, antes de mais nada, que esse gerenciamento de ocorrências nada mais é que a utilização de informações em tempo real sobre o que está acontecendo com a carga, esteja tudo na mais completa normalidade ou passando por qualquer tipo de dificuldade. Dessa forma, caso ocorram paradas, atrasos ou acidentes, por exemplo, o gestor fica sabendo da situação na mesma hora, podendo tomar as atitudes cabíveis a tempo de evitar maiores transtornos.

Curioso para saber como como esse gerenciamento de ocorrências pode otimizar os serviços de transporte na sua empresa? Então confira:

Efetividade da comunicação

Como todas as informações são fornecidas em tempo real, há uma automática melhora na efetividade da comunicação entre a equipe e o gestor, que passa a ter subsídios para tomar decisões também em tempo real. Deixa de ser necessário, portanto, esperar que os colaboradores retornem à organização para só então serem tomadas providências sobre quaisquer problemas ocorridos. Esse poder de decisão imediata permite contenção de possíveis danos, além de facilitar a adaptação da estratégia para não prejudicar as outras etapas logísticas.

Otimização da gestão de devoluções

O gerenciamento de ocorrências otimiza o transporte ao melhorar a gestão de devoluções, já que o gestor passa a poder agir em tempo real para contornar a situação e impedir que a carga seja rejeitada. As informações em tempo real também garantem que o gestor faça uma avaliação posterior para saber exatamente o que deu errado e o que levou à possibilidade de devolução, tendo assim a chance de rever e adequar processos.

Redução dos custos

Com informações concretas e precisas sobre o transporte em mãos, o gestor pode pensar seriamente em investir em melhorias, como a manutenção nos veículos que dão mais defeitos e a escolha de rotas mais econômicas, por exemplo. Além disso, a resolução de problemas em tempo real impede que a equipe acabe perdendo a viagem ao ter que retornar para a empresa para só então saber o que fazer. Com soluções imediatas, os gastos no transporte são reduzidos e a operação se torna cada vez mais vantajosa.

Facilidade no gerenciamento

Além de todas essas vantagens, ainda vale ressaltar que o gerenciamento de ocorrências não é nada difícil ou trabalhoso — até porque sua intenção é tornar todo o processo mais simples. Assim, é possível usar alternativas tecnológicas, como aplicativos para celular e soluções para empresas para fazer o gerenciamento de ocorrências da maneira mais prática possível. Com essas ferramentas, todos os dados ficam compilados em um só lugar, permitindo uma avaliação contínua dos resultados, a fim de implantar melhorias e atingir resultados cada vez melhores.

Viu como com o gerenciamento de ocorrências toda a logística é melhorada? E você, já conhecia esse método? Como foram suas experiências? Conte para nós nos comentários! E não deixe de conhecer nossos serviços para alavancar de vez seus resultados!

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