Como iniciar a logística para o seu e-commerce

  1. Como iniciar a logística para o seu e-commerce

A logística para um e-commerce representa, simplesmente, a alma do negócio. O produto vendido pela internet, até que chegue ao cliente, é apenas um sonho, uma foto ou um número. O que faz com que ele realmente exista é a logística, que funciona como um elo entre a empresa e o seu cliente final.

Por isso, a entrega do produto ao consumidor deve ser tão planejada, pois é o momento mais importante para o comprador. Ainda assim, existe uma série de outros momentos fundamentais antes da entrega, que fazem parte do processo de logística: a separação do produto no estoque, a baixa no sistema, o acondicionamento em embalagem apropriada e todo o processo que garantirá uma entrega segura e com baixo custo. Por isso, confira algumas dicas para iniciar a logística para e-commerce de maneira eficiente.

Analise a sua situação

Você está começando a vender pela internet agora, mas já possui loja física? Que tipo de produto você vende? Você já trabalhou com e-commerce, mas o seu negócio agora é outro? Antes de iniciar a logística para da sua loja virtual é necessário analisar a sua situação. Muitos pequenos empreendedores começam um e-commerce dentro da própria casa, mas, dependendo do tipo de produto que você venderá, nem sempre isso será possível.

É importante considerar também todas as etapas envolvidas e saber que tudo precisa estar interligado para que o produto chegue ao cliente no tempo planejado. Quando não se tem uma grande estrutura para o trabalho, é importante estabelecer parcerias e ficar atento aos serviços oferecidos pelos Correios no país.

Garanta uma operação profissional

Se você já percebeu que o seu negócio exige uma estrutura logística mais robusta, invista em soluções tecnológicas que consigam sustentá-la. Seu marketplace precisa atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. Seu servidor deve capaz de suportar o acesso simultâneo de seus clientes e os mecanismos de comunicação da sua plataforma com os compradores devem ser esclarecedores e oferecer segurança.

É importante ter algumas informações reunidas que possam te ajudar a montar estratégias logísticas mais inteligentes e com custos menores. Saiba para quais regiões você vende mais, quais são os produtos que têm mais saída e quais são seus principais problemas relacionados à logística. Além disso, é importante analisar como será armazenamento e as rotas de deslocamento para entrega. Isso vai ajudá-lo a identificar rotas mais econômicas e inteligentes, de acordo com o perfil do seu negócio.

Contrate uma empresa especializada para fazer a logística para o seu e-commerce

Alguns empreendedores lidam com muitos produtos, empresas diferentes e com públicos muito específicos, por isso, optam por terceirizar algumas etapas ou todo o serviço que envolve logística. No e-commerce isso também pode ser feito, mas é preciso que analisar a sua situação e ver se, de fato, a terceirização vale a pena.

Ela costuma ser uma boa escolha para as operações pela internet, porque o tempo no varejo virtual é uma variável muito importante e ganhar tempo na entrega pode ser uma grande vantagem competitiva. Aquelas empresas que lidam com produtos que precisam de temperaturas especiais e um armazenamento mais cuidadoso também costumam optar pela terceirização, garantindo assim um serviço especializado e customizado.

Como tem funcionado a logística para o seu e-commerce? Quais são seus principais desafios? Compartilhe suas dúvidas e opinião nos comentários!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *