Como contratar o funcionário correto para a área de logística?

  1. funcionario-correto-para-a-area-de-logistica

As mudanças tecnológicas transformaram totalmente o setor de logística ao longo dos anos, não é verdade? Exatamente por isso também é preciso redimensionar o perfil dos profissionais da área, certificando-se de que eles estejam devidamente capacitados dentro desse novo paradigma de exigências. Assim, mais do que conhecedor as ferramentas e as demandas técnicas da gestão da cadeia de suprimentos e dos planos logísticos, o profissional a ser contratado para o setor deve trazer outras qualificações muito importantes. Com isso em mente, pare por um minuto e pense: se você estivesse à procura de novos colaboradores para sua empresa da área de logística, o que deveria levar em conta na hora de contratar os profissionais que farão parte da sua equipe? Pois é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então acompanhe e aprenda.

Capacidade de resolução

Quem pretende ocupar cargos de logística em uma empresa deve estar familiarizado com contas e operações matemáticas mais complexas, certo? Só que, muito mais do que isso, esse profissional deve ter prazer em lidar com problemas e, claro, buscar suas soluções. E isso vai muito além dos problemas de matemática! O trabalho dentro de uma cadeia produtiva e de fluxos industriais pode trazer muita pressão e exigir um pensamento ágil. Assim, quem já tem a facilidade de tomar decisões em momentos críticos ou quem está disposto a desenvolver essa habilidade, com responsabilidade e apreciação de variados fatores e elementos ao mesmo tempo, definitivamente sai na frente dos demais.

Animação com o assunto

O profissional da área de logística precisa se encantar com os temas que orbitam o assunto, de modo a se sentir animado a sempre se atualizar, ler bastante sobre novas técnicas e procedimentos do ramo, além de fazer treinamentos e especializações periodicamente. Isso sem contar que pessoas que realmente gostam do que fazem costumam ser mais eficientes e ter mais dedicação no ambiente de trabalho. Então procure por esse perfil interessado em aprender e com a cabeça sempre aberta para as inovações e garanta o preenchimento da vaga com um colaborador a mais!

Olhar global

O talento que você procura deve trazer uma visão mais globalizada da dinâmica dentro da empresa, analisando os cenários e o mercado, bem como a atuação individualizada da organização. O profissional ideal não pode se contentar somente com a execução de sua função dentro do todo da empresa, devendo também compreender como ele se encaixa na sequência de operações e desempenhos do negócio. Ultrapassar seu papel na empresa traz uma perspectiva mais ampla a respeito de como é possível melhorar tanto o trabalho individual do próprio profissional como os processos de outros setores atrelados à sua atuação.

Engajamento pessoal

O profissional a ser contratado deve demonstrar excitação com os projetos que serão movidos pela empresa e estar alinhado com os objetivos da organização. Para identificar essas características, abstraia um pouco das habilitações de currículo do candidato e, na hora da entrevista, analise o interesse e o engajamento demonstrados em relação aos esquemas, aos programas e à cultura da empresa. Dê uma volta com aqueles talentos que você acha que têm mais inclinação para a vaga pelas instalações da organização, mostre gráficos e relatórios, converse com eles, avalie seu real fascínio pelas coisas. Você se surpreenderá ao ver como as reações serão facilmente identificáveis, separando os engajados dos que simplesmente são levados pela maré.

Agora nos conte: você está selecionando novos profissionais para sua empresa hoje em dia? Quais têm sido os resultados de suas contratações? Não se esqueça de avaliar essas características para ocupar os cargos de logística em sua organização, ok? E aproveite para nos contar o que mais você normalmente avalia em seus processos seletivos! Participe!

Comentários

comentários

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *