Como calcular os resultados de um treinamento oferecido aos colaboradores?

  1. calcular-retorno-treinamento

O treinamento de colaboradores foi, durante um bom tempo, visto pelos gestores como simples geração de custos para o departamento. No entanto, sabe-se atualmente que para uma empresa se manter competitiva no mercado, é primordial contar com profissionais qualificados e bem capacitados para exercerem seus respectivos cargos.

Nesse sentido, investir na qualificação dos funcionários tem se tornado uma forma cada vez mais eficaz de melhorar os indicadores das organizações. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, alguns gestores ainda se sentem receosos quanto ao investimento em treinamento, não enxergando um retorno tangível da ação.

Diferentemente das áreas produtivas, o desafio do setor de RH é exatamente conseguir demonstrar, por A + B, os resultados dos treinamentos aplicados. E no post de hoje vamos abordar justamente as maneiras pelas quais se pode apurar os resultados dos programas de qualificação dos colaboradores. Então confira:

Planejando o treinamento

Antes de mais nada, o objetivo do treinamento deve ser muito bem definido pelo gestor. Traçar qual é a principal meta a ser alcançada — como aumentar as vendas ou capacitar vendedores para um produto novo que será lançado, por exemplo — é essencial para a equipe de treinamento e desenvolvimento planejar um curso objetivo, assertivo e eficaz.

Posteriormente, com base nesse objetivo, deve-se definir qual será o público-alvo a ser atingido pelo programa. E esse passo é especialmente importante, uma vez que o treinamento a ser aplicado para os técnicos de assistência, por exemplo, não será, por motivos óbvios, o mesmo aplicado aos vendedores.

Em resumo, é preciso definir todas as diretrizes do programa de treinamento em detalhes, para, além de guiar a equipe responsável por ministrar o treinamento, informar claramente o gestor sobre o propósito do curso e os resultados posteriormente esperados.

Mensurando os resultados

A forma como indicadores são gerados e controlados variam muito de acordo com o gestor, o setor e a organização em si. Além do mais, em se tratando de treinamentos, cada caso requer uma análise especial a respeito dos resultados alcançados. Mas que tal conhecer algumas das formas mais recomendadas e práticas de mensurar o impacto gerado por um programa de capacitação na empresa?

Comparativos periódicos

Nesse caso, são usados determinados períodos de tempo para comparar os resultados da equipe. Pode-se efetuar comparativos do mês atual com o mesmo mês referente ao ano anterior, comparativos por semestre, trimestre ou o que melhor se adequar a setor analisado. Assim se tem uma boa noção da evolução proporcionada pelo investimento em capacitação.

Feedbacks e pesquisas

Por meio de feedbacks e pesquisas é possível saber como e até quanto o treinamento foi realmente absorvido pelos funcionários. Normalmente esse processo é efetuado pela própria área de recursos humanos.

Retorno sobre o investimento

Durante muito tempo, o ROI foi um indicador utilizado apenas pela área financeira, por consistir em uma análise mais complexa. Esse índice requer que os benefícios do programa de treinamento — como o aumento das vendas, por exemplo — sejam efetivamente mensurados, o que nem sempre é possível.

Para efetuar o cálculo do ROI, aplica-se a seguinte fórmula: benefícios líquidos do programa (benefícios – custos) x 100 / custos do próprio programa. Os custos calculados se referem tanto aos custos diretos — valor da mão de obra do profissional responsável por aplicar o treinamento — como aos indiretos — valor da hora não trabalhada do funcionário em treinamento, custos com luz, lanche e assim por diante.

A decisão de investir em treinamentos nem sempre é tarefa das mais fáceis, apesar de já ter se provado necessária. O investimento em capital humano contribui para o desenvolvimento profissional dos funcionários e também para a empresa, visto que, ao investir em qualificação, a organização passa a contar com uma equipe mais preparada, alcançando maior produtividade e, consequentemente, resultados melhores. Investir na capacitação dos funcionários é, portanto, uma etapa essencial a ser cumprida por todo e qualquer negócio que tenha a pretensão de crescer!

Agora comente aqui e nos conte sobre os métodos de avaliação dos resultados dos treinamentos em sua empresa! Compartilhe suas experiências e impressões conosco e participe da conversa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *