As 4 vantagens da logística reversa para o seu negócio

  1. as-4-vantagens-da-logistica-reversa-para-o-seu-negocio.jpeg

No atual momento por que passa a economia mundial, ouve-se falar bastante em logística reversa. Trata-se de um conceito que está integrado a outros ideias, como sustentabilidade, economia sustentável, ecologia, preservação do meio ambiente, e assim por diante.

A logística reversa consiste no processo inverso da cadeia de distribuição dos produtos no mercado. Ou seja, o produto segue uma trajetória que vai do consumidor final à empresa de origem.

Mas por que vale a pena investir nessa área? Em que a logística reversa poderia contribuir para o desenvolvimento de uma empresa? Por que adotá-la? Leia o post e confira 4 vantagens da logística reversa para o seu negócio!

Sensibilidade ecológica

A preocupação com o meio ambiente é uma opinião generalizada. As maiores indústrias do mundo buscam desenvolver estratégias operacionais e de mercado que não venham a agredir a natureza. A logística reversa é uma forma eficiente de integrar empresas e consumidores na tentativa de ter uma sociedade economicamente mais sustentável.

Por meio da iniciativa, o consumidor tem a oportunidade de descartar de maneira consciente produtos com validade vencida ou cujo ciclo de vida se encerrou. Os produtos são deixados em pontos específicos de coleta, para serem recolhidos pelas empresas de origem e destinados à recuperação ou reciclagem, colaborando para a formação de novos itens de consumo.

Redução dos custos

Ainda que não seja possível visualizar imediatamente a contenção dos custos com a logística reversa, já que é necessário um investimento para sua implantação, ela contribui para otimizar decisivamente o uso de materiais. Não se trata de gerar receitas, mas de reduzir gastos, o que contribui para o equilíbrio financeiro da organização.

A empresa ganha à medida que compra matéria-prima reciclada ao invés de material virgem, reaproveita os materiais, usa embalagens recicláveis, vende resíduos no mercado secundário, e assim por diante.  A Associação Brasileira de Alumínio revelou que, para produzir 1 tonelada de latas de alumínio, o metal reciclado gasta 5% da energia que o alumínio virgem consome.

Vantagem competitiva e financeira

Empresas que atuam de forma ecologicamente correta e utilizam marketing relacionado com a questão ambiental (ISO 14000) acabam se tornando mais procuradas pelos consumidores, já que seguem em encontro das necessidades da sociedade moderna. Além disso, elas recebem menos reclamações relacionadas à devolução de produtos e sofrem menos processos judiciais.

Com o atendimento melhor aos consumidores, as empresas que apostam na logística reversa podem aumentar sua quantidade de vendas. Também podem aproveitar oportunidades de negócio que são geradas a partir de novos nichos no mercado, como as retroprocessadoras de resíduos, por exemplo.

Com o desenvolvimento de tecnologias mais limpas, as empresas também ganham, podendo mesmo vender patentes de suas invenções.

Sem dúvida, a imagem de uma empresa que aproveita a logística reversa é positiva diante dos clientes no mercado, da sociedade em geral e do consumidor em particular, destacando-se de suas concorrentes.

Relacionamento melhor com a fiscalização

Diante das novas legislações que regulamentam as ações referentes ao meio ambiente, muitas empresas têm sofrido revezes devido à fiscalização. Algumas são penalizadas, principalmente com multas pesadas e até interdição, além de constrangidas para adaptação rápida e urgente às normas ambientais.

Por isso, além do retorno econômico e do desenvolvimento de uma ótima imagem diante da sociedade, os recursos investidos na implantação da logística reversa estão contribuindo para que muitas empresas mantenham uma relação pacifica com a fiscalização.

Já conhecia essas vantagens da logística reversa? O que pensa sobre a iniciativa? Já implantou o sistema em sua empresa? Acredita que a logística reversa pode ajudar uma empresa a ganhar potencial competitivo e reduzir custos? Aproveite para deixar um comentário sobre o assunto!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *