Entenda a importância da gestão de pessoas na logística

  1. gestao-de-pessoas-na-logistica

A logística é um dos processos mais complexos e importantes de uma empresa, pois está relacionada a toda a cadeia produtiva, que vai desde o fornecedor de matérias-primas até a entrega do produto acabado para o cliente final. Nessa trajetória, a logística se relaciona com os stakeholders prioritários da empresa: os funcionários, os fornecedores e os clientes.

Quando falamos em relacionamento, referimo-nos a pessoas lidando com pessoas. Contudo, a logística é, costumeiramente, identificada somente com sua estrutura física — galpões, produtos, esteiras e peças. Essa visão extremamente limitada faz com que o setor acabe esquecido pela gestão de pessoas, criando um ambiente isolado e baseado completamente na execução de tarefas mecânicas.

Sabendo que são as pessoas que efetivamente formam a organização e que facilitam tanto os processos internos como os externos, acreditamos ser importante destacar a relevância da gestão de pessoas na logística para que ela tome seu posto de área estratégica dentro da empresa e possa contribuir com cada vez mais e melhores resultados. Quer saber mais sobre o assunto e participar da discussão? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Desenvolvimento de equipes em logística: coesão e sinergia

A valorização dos funcionários da logística é essencial para que eles se sintam parte da empresa, desenvolvendo suas atribuições com o afinco necessário para que os resultados apareçam no mais curto espaço de tempo possível. Com funcionários motivados é possível verificar um incremento da produtividade, bem como a redução de ausências e um maior comprometimento com a satisfação do cliente.

Uma das formas de valorizar e motivar os funcionários da logística é por meio de treinamentos periódicos que os capacitem para desenvolver seu trabalho com maior qualidade. Com habilidades mais desenvolvidas, as responsabilidades são assumidas com maior naturalidade e os talentos se destacam, criando um ambiente de colaboração e constante superação de desafios.

Automação e pessoas: do operacional ao estratégico

É fato que o trabalho do setor logístico possui uma grande carga de atividades operacionais, contudo, o controle de entradas e saídas, as frequentes verificações do estoque, o relacionamento com os fornecedores, as negociações e o planejamento de entregas envolvem muito pensamento estratégico e um senso crítico bastante apurado.

Nesse sentido, a automação não pode ser desculpa para deixar de investir nas pessoas que fazem com que os processos realmente aconteçam, aquelas que estão por trás de todo o pensamento e encadeamento de atividades. É nas pessoas que a tecnologia deve se basear, retirando a carga operacional para liberar espaço e tempo para o pensamento sistêmico, focado na melhoria contínua.

Desenvolvimento de pessoas em logística: olhar para o futuro

Outro estigma que o setor de logística suporta é o de que possui pessoas pouco capacitadas para atividades estratégicas. O que definitivamente não corresponde à realidade! Os profissionais de logística sempre buscam capacitação e são cobrados por seus conhecimentos acerca das melhores cadeias de distribuição, dos procedimentos de redução de custos no transporte e da otimização de recursos no estoque, por exemplo.

Essa necessidade de planejamento pressupõe um desenvolvimento de carreira, por meio do qual o profissional júnior pode adquirir competências para, assim, buscar melhores postos de trabalho dentro da mesma organização. Cabe ao setor de gestão de pessoas, conjuntamente com as lideranças da empresa, estabelecer metas e exigências para que o profissional de logística se sinta estimulado para alçar novos voos e melhorar sua condição financeira e profissional por meio de um plano de carreira bem estruturado.

Agora que você já sabe da relevância da gestão de pessoas na logística e o quanto preparar esses profissionais para atender às demandas do mercado é importante, não deixe de descobrir também 4 motivos para oferecer cursos para seus colaboradores! E se ficou ainda alguma dúvida ou se tem sugestões a dar, comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *