9 dicas de gestão de pessoas que você precisa trabalhar agora

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Como o capital humano vem sendo cada vez mais reconhecido como o verdadeiro diferencial competitivo entre as empresas, uma boa gestão de pessoas é, consequentemente, cada vez mais valorizada como a ferramenta que pode trazer maiores resultados — tanto numéricos como intangíveis, em forma de motivação e cultura. Porém, lidar com pessoas é sempre muito desafiador, porque não existe nem a exatidão nem a previsibilidade das máquinas. Nesse cenário, a possibilidade de erros cresce.

Assim, para que sua empresa alcance os resultados que deseja, precisa entender alguns princípios ao mesmo tempo básicos e fundamentais sobre a gestão de pessoas. Que tal conferir nossas dicas sobre o assunto e largar na frente da competição? Então acompanhe:

Conheça bem sua equipe

É fundamental conhecer tanto os pontos fortes como os pontos fracos de seus funcionários, afinal, quanto mais a fundo você os conhecer, melhor conseguirá atribuir tarefas específicas para suas habilidades. Com isso em mente, procure alinhar as habilidades da equipe com sua paixão pelo trabalho, incentivando a produtividade enquanto estimula a satisfação.

Confie nos funcionários

Realmente acreditar no trabalho que sua equipe realiza é passo essencial para empoderá-la. Sem contar que, por meio da confiança, até algumas habilidades que antes pareciam não existir começam a aparecer.

Saiba delegar

O gerenciamento em nível micro, em que é preciso saber de cada detalhe sobre todos os projetos realizados por sua equipe, é um tanto quanto exagerado. Quando se delega bem, em conjunto com um esclarecimento amplo dos objetivos para a equipe, os resultados não têm como não ser positivos, com todos participando dele.

Seja acessível

Mesmo que o foco do seu trabalho seja mais administrativo, não deixe que ele consuma seu tempo a ponto de você perder contato com a equipe. É essencial que o colaborador tenha um convívio frequente com o líder, pois é nesse momento de contato que muito do que não pode ser ensinado com palavras é aprendido pelo exemplo.

Procure dar feedbacks

O feedback é de suma importância para o crescimento de qualquer equipe. Assim, reserve um tempo para se reunir individualmente com cada membro do time e cultive um ambiente onde seja possível fazer comentários construtivos, oferecer elogios, dar sugestões e ouvir abertamente, sem o risco de alguém se ofender ou se desmotivar. O ideal é que essa reunião aconteça regularmente, para se tornar um hábito e perder o efeito de formalidade a ser temida.

Reconheça as vitórias

Quando uma meta é alcançada ou um problema é solucionado, por menores que sejam as conquistas, comemore com a equipe! O reconhecimento não precisa ser em forma de recompensas caras ou muito elaboradas. O importante é reconhecer o trabalho e o esforço de todos.

Ofereça oportunidades de crescimento

Muitas habilidades inevitavelmente vão se desatualizado com o decorrer do tempo, não é mesmo? Por isso, o recomendável é sempre desafiar seus funcionários, oferecendo cursos, eventos, seminários e outras oportunidades de aprendizado que agreguem valor a seus conhecimentos.

Compense justamente

O dinheiro não é o motivo principal para o funcionário escolher ficar na empresa, mas tem, obviamente, um papel decisivo em sua satisfação. Um salário justo, munido de oportunidades de promoção, além de eventuais aumentos e bônus, mostra que a administração respeita seus colaboradores e seu trabalho. Mais motivação!

Trate as pessoas como iguais

Trate seus funcionários como parceiros, não simplesmente como empregados contratados. Isso os ajuda a continuar engajados e a sentirem que têm responsabilidade sobre o trabalho que desenvolvem.

E você, tem mais alguma dica sobre gestão de pessoas que queira dividir conosco? Compartilhe suas experiências e sugestões e enriqueça nosso post!

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