6 equipamentos de logística que valem a pena alugar

  1. 6-equipamentos-que-valem-alugar

As atividades da empresa aumentaram e passou a ser necessário aumentar os equipamentos para dar conta de todo o trabalho? Diante de cenários como esse inevitavelmente acaba surgindo uma grande dúvida entre empresários e gestores: comprar os equipamentos necessários ou partir para a locação? Obviamente ambos os casos têm suas vantagens, assim como suas desvantagens, o que faz com que a escolha dependa do planejamento adotado por cada empresa. Assim, é necessário refletir sobre os mais variados aspectos. Que tal dar uma olhada nesses quesitos de análise para tomar a decisão mais acertada? Então confira agora mesmo nosso post:

Locação versus compra

A locação acaba trazendo uma preocupação a menos para o empresário, já que a manutenção dos equipamentos é de inteira responsabilidade da empresa locatária. Além disso, em caso de um maquinário quebrar, por exemplo, a reposição acaba sendo bem mais rápida e sem custos adicionais para a empresa, que, por não precisar parar a operação, pode manter sua produção normalmente. Assim, não é mais necessário acondicionar grandes estoques de peças e acessórios na empresa, além de não ser mais preciso acionar ou contratar mecânicos para resolver eventuais emergências.

Já na compra de um equipamento acontece o efeito contrário, pois a própria empresa passa ser responsável pela manutenção desses aparelhos, sendo necessário manter peças no estoque e mecânicos responsáveis pelos reparos. Lembrando que uma simples avaria ou quebra de maquinário acaba por gerar tempo de parada na produção, representando um aumento de custos, além de maior preocupação e trabalho. Por isso, antes de se decidir pela compra de um equipamento é importante avaliar de vale a pena assumir os custos de manutenção, além de analisar se efetivamente há estrutura para gerenciar a reposição de peças e o treinamento de funcionários.

No caso da locação, por sua vez, o esforço dos gestores acabará ficando no gerenciamento de contratos e não em pormenores técnicos e braçais. Aí o segredo é focar principalmente na inclusão de cláusulas que garantam a obrigatoriedade da locatária em relação a fazer os trabalhos de manutenção e reposição de peças sempre que necessário.

Maquinários de aluguel

Com todas essas informações prévias em mente, vamos agora conhecer alguns equipamentos de logística que, por seu uso constante — consequentemente exigindo manutenção mais frequente — e seu alto valor de venda definitivamente vale a pena alugar:

Paleteira

Esse equipamento é utilizado para mover mercadorias arranjadas em pallets. A paleteira possui uma plataforma que permite transportar cargas na mais completa segurança pelo espaço do depósito, o que facilita a organização dos artigos e agiliza os processos como um todo.

Empilhadeira

Se algumas operações não fossem realizadas com o auxílio de um maquinário específico, seriam bastante lentas e cansativas. E é para evitar esse desgaste desnecessário que existem as empilhadeiras, que podem movimentar materiais tanto horizontal como verticalmente.

Selecionadora de pedidos

Por meio de um sistema em que o operador e a plataforma são elevados até o local da estocagem, as selecionadores de pedidos são utilizadas para separar produtos dentro dos depósitos, mas de forma extremamente eficiente e segura, sem oferecer riscos aos colaboradores ou às próprias mercadorias.

Rebocador

Muito utilizado nas operações logísticas de aeroportos, indústrias automobilísticas e de materiais de construção, os rebocadores permitem movimentar grandes volumes e lotes dos mais variados itens.

Plataforma articulada

Esse maquinário é usado para alcançar locais altos sobre máquinas, equipamentos ou outros obstáculos presentes em um depósito, permitindo, assim, organizar e controlar mercadorias armazenadas em locais de difícil acesso.

Carro sobe escadas

Esse equipamento é usado para movimentar fardos pesados, além ser um bom aliado nos ambientes em que se tem entregas rotineiras. Esse carro tem a capacidade de subir escadas e vencer outros diversos obstáculos, como terrenos irregulares ou de terra.

Agora comente aqui e nos conte qual equipamento sua empresa precisa alugar! Já fez aluguel de maquinários antes? Comente aqui e compartilhe conosco suas experiências!

Comentários

comentários

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *