6 dicas para treinar sua equipe de colaboradores

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Contar com uma equipe de funcionários bem treinados é essencial para o sucesso de qualquer negócio, não é verdade? O fato é que a falta de formação, com o passar do tempo, pode reduzir os níveis de motivação de seus colaboradores e ampliar a ineficiência do time como um todo, além de resultar em uma rotatividade maior do pessoal, o que onera os cofres da empresa com novos recrutamentos e questões trabalhistas. Mas como você pode treinar sua equipe para alcançar o máximo de potencial de crescimento sem comprometer o orçamento do negócio? Pois confira nosso post de hoje e descubra algumas boas dicas:

Conheça bem seus pontos fortes e fracos

Perceber bem tanto as qualidades como as fraquezas dos membros de sua equipe é essencial para definir o patamar onde estão agora e o que será preciso para que atinjam o nível que pretendido. Isso significa, portanto, que não será preciso fazer gastos desnecessários com cursos, atualizações e palestras que não sejam realmente relevantes para a melhoria da produtividade na logística da frota, na circulação de veículos e nos carregamentos de mercadorias, por exemplo.

Examine se a equipe está pronta

Algumas competências novas demandam certa base de conhecimento prévio, de modo que o conteúdo possa ser absorvido ao máximo. Por isso, talvez seja necessário ter um período de adaptação e instrução prévia, para, só depois, atacar o treinamento mais focado nos pontos verdadeiramente necessários à empresa. Sem essa avaliação, pode ser que o treinamento seja menos eficiente do que o esperado.

Cheque as habilidades de acordo com a função

É claro que cada papel tem seu rol de habilidades e competências dentro da organização, certo? E isso quer dizer que nem todos os funcionários precisam mergulhar na área de conhecimento de outras partes da empresa tão a fundo. Destacar bem as aptidões relativas a cada função subsidiará a seleção de treinamentos específicos para cada setor ou para certos grupos de trabalho, otimizando e especializando o processo como um todo.

Encontre instrutores internamente

Alguém dentro da organização tem uma comunicação forte, habilidades de interação, liderança e paciência para ajudar os outros no aprendizado de novas aptidões? Pois essa pessoa pode ser incumbida de auxiliar nos treinamentos ou até mesmo ficar responsável por algumas práticas de menor nível de preparação. Funcionários assim são importantes para compartilhar o que sabem e o que têm aprendido, inclusive nos treinamentos coletivos dos quais participam como ouvintes. Além disso, seus funcionários mais experientes também podem ser mentores dos mais jovens!

Observe se realmente há um espírito de equipe

Quanto mais unido for um grupo de trabalho, mais fácil será a interação entre seus membros e a ajuda mútua, até mesmo na hora de aprender. Por isso, os colaboradores de sua empresa devem ser motivados a criar um ambiente laboral harmônico e com relacionamentos mais saudáveis, o que pode se tornar um diferencial no desempenho das operações e até na absorção dos treinamentos.

Motive os funcionários na busca pelo conhecimento

Mesmo tendo acabado de fazer um treinamento, é preciso valorizar o aprendizado como um processo contínuo. Dessa forma, o gestor deve estimular os colaboradores a buscarem novas competências e mais estudos por si mesmos, encorajando-os a se interessarem ainda mais pela atividade que desempenham.

Agora que você sabe que treinar colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no mercado, comente aqui e nos conte como anda essa preparação em sua organização! Já conseguiu identificar possíveis pontos de melhoria? Compartilhe suas impressões conosco!

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