6 cursos imperdíveis para um profissional de logística

  1. 6-cursos-essenciais-logistica

A logística é, atualmente, uma das atividades que mais oferece postos de trabalho no mercado nacional. E isso ocorre não apenas porque a área é um diferencial estratégico para as empresas em geral, mas, principalmente, porque existem poucos profissionais gabaritados para lidar com tudo que as organizações atuais vêm demandando sobre esse tipo de conhecimento.

As mudanças do mundo globalizado trouxeram novas atuações e tecnologias também para a logística, de modo que as exigências precisam dar conta de toda a cadeia de negócios, desde o armazenamento adequado de produtos até a agilidade na distribuição e as táticas para fidelização dos clientes.

Se você pretende investir nessa promissora profissão, precisa, antes de mais nada, investir em capacitação. Mas não sabe nem por onde começar? Então conheça agora mesmo alguns cursos específicos para esse segmento:

Técnico

Muitas instituições — como o Senac e o Senai, além de diversas Universidades — oferecem formações técnicas na área logística por meio das quais aqueles alunos que já concluíram o Ensino Médio ou já estão finalizando essa etapa podem se preparar para entrar no mercado do setor, cuidando principalmente da parte operacional da atividade. Nesses cursos os estudantes terão as mais abrangentes noções sobre gestão de suprimentos, de produção e de distribuição, operações de armazenagem e controle de estoques, informações sobre as tendências regionais no Brasil e muito mais.

Graduação

Com a crescente demanda por novos e melhores profissionais, as instituições de nível superior passaram a contribuir com novos cursos de graduação ou mais vagas naqueles já existentes. Assim, as instituições públicas e especialmente as privadas abarrotaram o mercado educacional com cursos que cobrem um conhecimento bem amplo da logística e todo seu entorno, auxiliando na formação de profissionais que executarão adequadamente tarefas muito diferentes — como a definição dos indicadores de desempenho ou o dimensionamento dos centros de distribuição, por exemplo.

Curso superior

Existem ainda cursos de nível superior que são cumpridos em tempo reduzido se comparados às graduações comuns, normalmente ficando entre dois anos e meio a três anos. Esses cursos equipam os alunos com uma educação profissional de tecnólogos, sendo que os formados estarão devidamente habilitados a cursar pós-graduações ou MBAs e fazer concursos públicos de nível superior. Para além dos conhecimentos dos cursos técnicos, essa formação dá aos profissionais uma ampla visão da atividade e maior capacitação gerencial.

Pós-graduação

A pós-graduação poderá ser lato sensu, voltada para a aplicação prática dos conhecimentos, ou stricto sensu — mestrados e doutorados —, que abre caminho para seguir uma carreira acadêmica, de pesquisas ou no magistério. Para que o profissional se diferencie no mercado de trabalho e foque em uma especialização, o primeiro tipo pode ser bem mais interessante. Mas vale a pena avaliar todas as possibilidades para escolher a opção que mais se adeque às suas necessidades.

MBA

Na estrutura educacional brasileira, um Master Business Administration (MBA) é uma pós-graduação lato sensu, só que bastante voltada para a área corporativa e de negócios, mais focada em alguns tópicos de administração. Essa modalidade é bem válida para aqueles profissionais que estão começando a se estabelecer no mercado ou que já atuam com experiência no setor, porque nesse espaço poderá vir a conhecer outras pessoas igualmente interessadas e experientes na área, aumentando seu networking.

Curso de inglês

Há diversos cursos de inglês personalizado no mercado, tanto com aulas presenciais como on-line ou na própria empresa, já que a língua voltada para o campo corporativo tem suas peculiaridades. Assim, é importante que o profissional se atualize com aulas especificamente voltadas para a logística.

Se você deseja aumentar as chances de se empregar nas melhores empresas e desenvolver ainda mais suas competências no assunto, não perca tempo e comece a se preparar! Monte sua trajetória profissional e abrace uma carreira que ainda tem muito espaço para crescer nos próximos anos!

E você, já pensou em ter uma profissão ligada à logística? Já conhece ou fez algum desses cursos? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *