5 mitos sobre a terceirização de serviços logísticos que você precisa esquecer!

  1. 5 mitos sobre a terceirização de serviços logísticos que você precisa esquecer!

Embora a terceirização de serviços logísticos por meio da contratação de uma empresa de 3PL traga benefícios importantes, ainda há muitos mitos que cercam essa contratação, principalmente entre empresas que temem perder seus resultados. Por isso, confira 4 mitos sobre essa terceirização que você precisa esquecer para garantir melhores resultados para sua empresa:

A visibilidade do seu negócio diminui quando uma empresa 3PL é contratada

A visibilidade na cadeia logística pode ser definida como a capacidade de avaliar toda a cadeia de maneira integrada, garantindo uma comunicação benéfica para os resultados. Quando há visibilidade, há uma comunicação entre empresa e fornecedores ou entre equipe de estoque e de vendas, por exemplo.

Com isso, um dos mitos que surge é que, com a terceirização, a empresa deixa de ser a encarregada total do processo logístico e, portanto, perde visibilidade em níveis alarmantes. A verdade, entretanto, é que, ao contrastar uma boa empresa de 3PL, essa visibilidade será mantida e trabalhada de maneira adequada para que tanto sua empresa quanto a 3PL possam obter bons resultados.

A empresa perde controle da cadeia de produção

Outro mito que envolve a terceirização de serviços logísticos é o que diz que, com essa contratação, a empresa perde o controle da cadeia de produção. Isso levaria a um desequilíbrio e desarranjo entre as necessidades da empresa, fazendo com que houvesse uma falha da quantidade produzida, por exemplo.

Isso não é verdade pelo simples fato de que delegar não significa esquecer ou eliminar. A empresa que terceiriza os serviços logísticos não perde acesso às informações importantes da gestão. Dessa forma, não há perda de controle da cadeia de produção, porque as informações continuam sendo utilizadas de maneira eficiente e a única coisa que muda é que a empresa 3PL passa a ser a responsável por gerar essas informações.

O processo logístico pode ser deixado de lado quando uma empresa 3PL é contratada

Apesar de a empresa 3PL ser capacitada para gerir a logística de sua empresa, isso não significa que você não deve se atentar ao que acontece nesse setor. Não é necessário possuir uma abordagem de gestão completa — afinal, é para isso que a empresa 3PL foi contratada —, mas é importante ter um controle sobre o fluxo de informações, inclusive para medir o desempenho da empresa 3PL.

Já que delegar não significa abandonar, sua empresa ainda deve se manter atenta a resultados e indicadores logísticos, mas deve deixar o gerenciamento da cadeia logística para a empresa contratada.

A terceirização de serviços logísticos sempre significa redução de custos

Apesar de a terceirização de serviços logísticos ser capaz de reduzir os custos e tornar a empresa mais eficiente, essa não é uma verdade absoluta para todos os casos, já que é preciso levar em consideração alguns fatores como a própria estrutura da empresa e quais serão os custos dessa contratação.

Por isso, antes de contratar uma empresa 3PL, é preciso fazer uma análise da própria situação e fazer um levantamento com quais são os custos atuais e quais serão os custos com uma possível contratação.

Também é preciso avaliar se a redução de custos é realmente o objetivo mais importante quando se trata de gestão logística, já que a empresa pode ter outros interesses ou necessidades mais importantes que nem sempre condizem, ao menos em um momento inicial, com uma efetiva redução de custos.

Somente a sua empresa é capaz de realizar uma boa gestão logística

A dificuldade em delegar pode fazer com que surja a ideia de que somente a própria empresa é capaz de realizar a melhor gestão logística, já que somente nesse caso a gestão seria totalmente personalizada.

Esse é mais um mito sobre a terceirização de serviços logísticos, pois uma empresa 3PL capacitada e de qualidade desenvolverá uma estratégia totalmente adequada à sua empresa, garantindo que a gestão traga os resultados desejados.

Os mitos sobre a terceirização de serviços são capazes de dar a impressão que ela é uma escolha supérflua ou mesmo incorreta quando, na verdade, é justamente o contrário. Fazendo a terceirização do jeito certo — ou seja, com planejamento e escolhendo a empresa correta — os resultados aparecem em mais vantagens competitivas e mais desempenho. Se você está em busca de uma empresa 3PL de qualidade, não deixe deconhecer a FGL, que tem a solução ideal para você!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *