5 erros de gerenciamento de estoque que sua empresa não deve cometer

  1. 5-erros-de-gerenciamento-de-estoque-que-sua-empresa-nao-deve-cometer.jpeg

A gestão de estoque ainda é um desafio muito grande para vários profissionais. Um estoque mal gerenciado implica na diminuição da capacidade competitiva de uma organização, pois traz consequências para outros setores de uma empresa.

Se você também tem dificuldade em fazer uma boa gestão, não se preocupe! Esse post traz cinco dicas de erros que você não pode cometer no seu gerenciamento de estoque. Confira!

1. Não fazer o inventário de estoque

Esse erro é normalmente motivado pela falta de conhecimento do gestor sobre a importância de realizar o inventário ou pela má gestão de tempo do responsável. Porém, a empresa que abdica de um inventário bem feito acaba sofrendo as consequências em outros processos internos.

A maneira correta de gerenciar o estoque é realizar o inventário periodicamente, pois permite que o responsável detecte erros nos processos de compra, na armazenagem, no sistema PEPS (primeiro que entra primeiro que sai), na organização e outros.

O ideal é designar essa responsabilidade para um ou no máximo dois funcionários devidamente treinados para realizarem a contagem e detectar oportunidades.

2. Não atualizar as informações instantaneamente

A atualização da entrada e saída de materiais deve ser realizada instantaneamente. Para garantir que isso aconteça, é importante que a empresa invista em um sistema de gestão de estoque e que capacite seus funcionários a utilizarem corretamente essa tecnologia.

Deixar para atualizar depois devido ao grande movimento no setor é um erro muito recorrente e que prejudica o gerenciamento da empresa. Quando o funcionário adia essa entrada de dados, situações como perda do documento ou esquecimento podem acontecer e são difíceis de serem resolvidos.

3. Falta de organização

A falta de organização do estoque gera problemas em vários procedimentos dentro de uma empresa. Danos durante a operação são os mais comuns, pois a dificuldade em encontrar o produto armazenado pode resultar em perda de venda, produtos vencidos, compras acima ou abaixo do ideal.

A melhor maneira de gerenciar o armazenamento de itens é organizar conforme o tamanho, rotatividade, validade e produtos em promoção. Utilizar do seu sistema de gestão de estoque também é uma excelente opção para estabelecer um padrão e manter a organização.                                                           

4. Fazer gerenciamento de estoque fora do nível ideal

Essa falha na gestão é muito comum em empresas que não acompanham as tendências de vendas e não realiza o inventário periodicamente. Manter o estoque acima ou abaixo do nível ideal para um período de vendas prejudica e muito a lucratividade da organização.

Quando a armazenagem está acima do ideal, significa que a empresa investiu capital na compra dessas mercadorias, mas não está conseguindo dar saída e manter o fluxo desejado.

Em contrapartida, manter um nível abaixo da projeção de vendas significa que seu cliente não será atendido como deveria, ou seja, você não será capaz de suprir toda a demanda e seu cliente irá procurar o concorrente para ter acesso ao produto desejado.

5. Não garantir a segurança e limpeza

Assim como a organização é muito importante para a operação de uma empresa, é responsabilidade do gestor garantir a segurança e limpeza da área de armazenamento.

Muitas mercadorias podem ser perdidas quando não existe uma limpeza adequada, principalmente quando a empresa trabalha com alimentos perecíveis, pois pode atrair animais para o local.

Além disso, em muitos casos, a área de estoque possui equipamento que podem causar acidentes, tais como empilhadeiras, rebocadores, guinchos, etc. Negligenciar esses dois itens é muito perigoso para a segurança dos trabalhadores e para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Entendeu quais são as falhas que você não pode cometer em seu gerenciamento de estoque? Então deixe um comentário abaixo nos dizendo qual dica mais te ajudou.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *