5 dicas para tornar a gestão de transporte e logística uma vantagem competitiva

  1. 5-dicas-para-tornar-a-gestao-de-transporte-e-logistica-uma-vantagem-competitiva547

Uma empresa não se diferencia das outras apenas pelo que ela vende ou oferece, mas também por como ela controla processos fundamentais para seu bom funcionamento. A gestão de transporte e logística é um bom exemplo de fator-chave não apenas para o desempenho da empresa, mas também por como ela será vista pelos clientes e pelo mercado em geral. Para transformar essa gestão em uma vantagem competitiva para a sua empresa, confira 5 dicas que aumentarão os seus resultados:

Controle o fluxo de cargas de maneira eficiente

Para garantir que a gestão de transporte e logística seja realmente uma vantagem, é preciso começar controlando o fluxo de carga de maneira eficiente. Assim, é preciso ter um controle total não apenas sobre as cargas que saem da empresa em direção aos clientes, mas também sobre as cargas que chegam à empresa.

Na questão de saída de cargas, é preciso saber detalhes como quais cargas saem, de que modo são transportadas, para onde estão indo, qual é o prazo de entrega e outros detalhes específicos. Já quanto à chegada de cargas é preciso ter informações sobre qual o tipo de carga, onde deve ser descarregada e se é uma devolução ou abastecimento de estoque.

Tenha uma gestão efetiva de transporte

O fluxo de cargas de maneira eficiente só será conseguido se for aliado a uma gestão efetiva de transporte, a qual se tornará uma vantagem competitiva. Por isso, tenha um sistema de gestão organizado, altamente relevante e que possa ser gerido de maneira mais fácil. É o caso, por exemplo, de usar um software de gestão para garantir não apenas informações pontuais e momentâneas do transporte, mas também um histórico de movimentações.

Quanto mais informações você tiver à disposição, melhor e mais facilitada será a sua tomada de decisão. Por isso, a gestão efetiva deve ser acompanhada de recursos que facilitem a captação de um grande volume de informações.

Invista em novas tecnologias

Com a necessidade de um controle de fluxo de cargas e uma gestão efetiva de transportes, surge a exigência de investir em novas tecnologias. Somente com esse investimento é possível elevar ao máximo os resultados, fazendo com que a logística seja uma vantagem competitiva real.

Nesses casos é possível investir, por exemplo, em um sistema de monitoramento em tempo real dos veículos de transporte, garantindo que haja um controle eficiente sobre rotas realizadas, possíveisocorrências e também sobre a segurança em geral. Ter um software de gestão integrada também facilita todo o processo logístico, já que concentra as informações em um só lugar.

Tecnologias para o controle de estoque, como o controle automatizado, também se mostram como opções viáveis e competitivas.

Ofereça flexibilidade

Oferecer flexibilidade é uma das principais vantagens competitivas de uma empresa, logisticamente falando. Quando a empresa é capaz de transportar uma carga do jeito que o cliente quer ou precisa ou no prazo que lhe for conveniente, por exemplo, ela se destaca como uma opção muito mais atrativa.

Para essa flexibilidade trazer resultados, entretanto, a gestão logística precisa estar mais madura, e por isso é tão importante investir em tecnologia e melhorias no sistema de gestão.

Tenha uma estratégia de logística reversa

A logística reversa acontece, basicamente, quando um produto ou uma carga é devolvida por quaisquer motivos relacionados ao cliente. Embora essa não seja a situação ideal, ter uma estratégia de logística reversa garante que a empresa esteja preparada para absorver e contornar imprevistos.

Especialmente nos casos de venda de produtos, a logística reversa garante que o cliente possa trocar o produto se assim for necessário, aumentando a sua satisfação. Uma estratégia bem desenvolvida, portanto, é uma forma de garantir que a gestão logística seja um diferencial da empresa.

A gestão de transporte e logística pode ser uma vantagem competitiva para a empresa ao atrair mais clientes e também ao reduzir os custos, tornando a empresa mais robusta e mais sólida. O investimento e tecnologia e em estratégias corretas faz com que a gestão se torne mais efetiva e, portanto, uma vantagem para a empresa. Você já havia visto essa gestão como uma forma de obter vantagem competitiva? Ainda tem dúvidas? Não deixe de comentar.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *