4 dicas para melhorar a gestão de transporte da sua empresa

A gestão de transporte da sua empresa desempenha um papel fundamental nos resultados que você será capaz de fornecer a seus clientes. Sem ela, os produtos podem chegar de maneira errada ou fora do tempo, o que prejudica as relações comerciais e gera possíveis prejuízos.

Para evitar que isso aconteça, portanto, é necessário melhorar este processo, garantindo assim, que os resultados sejam sempre satisfatórios. Pensando nisso, confira a seguir 4 dicas para melhorar a gestão de transporte da sua empresa.

Faça um planejamento de fretamento

Ter um sistema de fretamento é algo complexo e que exige muito mais do que só controle: é preciso planejamento. Por isso, para melhorar a gestão de transporte da sua empresa é altamente recomendado que você realize um planejamento de fretamento.

Para determinado destino, quais serão as possíveis rotas? Em quanto tempo a entrega deve acontecer? Como e onde serão feitas a carga e a descarga? Tudo isso precisa estar bem planejado, por isso, é necessário ter planos de emergência para que a gestão esteja o mais preparada possível.

Adapte-se às necessidades dos clientes

Quando se fala em transporte e frete, é comum que venha à mente a ideia de que o menor tempo possível é uma necessidade. Embora isso seja verdade para boa parte dos casos, alguns clientes possuem necessidades específicas.

Isso significa que um cliente pode abrir mão de uma entrega mais rápida para que ela aconteça em um momento específico, por exemplo. Já outro pode exigir uma entrega rápida e em grande volume, exigindo um planejamento específico.

Por isso, é necessário que a gestão tenha, sim, um planejamento geral, mas também é necessário que ela seja versátil e flexível o bastante para se adaptar às necessidades especiais dos clientes.

Use a tecnologia a seu favor

Gerir o transporte da sua empresa significa lidar com informações a todo instante. Qualquer modificação, como um desvio de rota ou um acidente bloqueando a estrada, pode fazer com que todo o planejamento saia dos eixos. Assim, usar a tecnologia é uma forma de garantir uma tomada de decisão mais rápida e um efeito menor de imprevistos indesejáveis.

Nesse sentido, pode ser benéfico contar com um sistema específico para o rastreamento de frota, por exemplo. Assim, você poderá conhecer exatamente a posição de cada veículo e analisar se tudo está dentro do previsto ou não.

Considere a terceirização da frota

A gestão de transporte da sua empresa significa ter uma gestão não apenas do consumo de combustível ou de quais rotas serão feitas, mas também da necessidade de trocar os veículos, por exemplo.

Por causa disso, em alguns casos essa gestão simplesmente não é financeiramente atraente — ou seja, é cara e tem um consumo de recursos sem que haja um grande volume de benefícios em troca. Em alguns casos, portanto, a melhor forma de otimizar a gestão de transporte é terceirizando a frota. Com isso, a gestão se torna mais enxuta e, portanto, mais simples, o que permite que ela seja mais assertiva em suas decisões.

Ao seguir esses passos, no final a gestão se torna mais simples e também mais eficiente, melhorando os resultados do seu empreendimento. Tem alguma outra dica para aprimorar a gestão de transporte? Participe e compartilhe sua experiência conosco.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *